Patrimônio Cultural é tudo aquilo que, do olhar antropológico, reúne um conjunto de formas de expressão que caracterizam os costumes de uma sociedade. A arquitetura, as festas, danças e músicas, a arte, a culinária e outras manifestações populares são consideradas patrimônios culturais.
Assim como os seus atores, elas estão em constante evolução e transformação. Tudo o que constitui patrimônio é influenciado pelo ambiente natural, e, principalmente, influencia. Por isso, uma das principais preocupações das instituições governamentais diz respeito ao desenvolvimento sustentável e a relação com o patrimônio.
Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prevê o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo. O desenvolvimento sustentável, por sua vez, deve estar ligado à educação ambiental. Tanto a escola quanto a família podem trabalhar para a preservação do ambiente natural.
Desta forma, a cartilha de desenvolvimento sustentável do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) define que o equilíbrio entre conservação, sustentabilidade e desenvolvimento para que os bens do patrimônio sejam preservados constituem o patrimônio sustentável, com viabilidade econômica e de qualidade de vida das comunidades.
*com informações de Brasil Escola, Unesco e IPHAN
Leia também: Como a pandemia mudou a ideia sobre espaços públicos