ESTUDE NA UNIT
MENU

“A minha passagem pela Unit foi uma etapa que abriu portas”

O egresso Romário Souza que iniciou a carreira como palestrante no Unit Carreiras hoje se dedica a conectar pessoas, ideias e organizações.

às 17h35
Compartilhe:

A história do egresso Romário Souza na Universidade Tiradentes é sucesso desde o início. Apaixonado, desde sempre, por conectar pessoas, ideias e organizações, abraçou a missão de promover a construção de experiências incríveis de pessoas e corporações. Atuando como coach, consultor e facilitador tem o objetivo de criar, melhorar e facilitar a integração para catalisar mudanças positivas nas pessoas e o empoderamento das organizações para construir lugares incríveis para trabalhar. 

Foi com esse mesmo propósito que Romário iniciou a trajetória acadêmica na Unit em 2012, no curso de Administração. O futuro administrador buscava mais do que uma graduação e pesquisou sobre atividades extras. Encontrou algumas organizações sociais onde realizaria trabalhos voluntários. 

“A primeira organização que fiz parte foi a AIESEC, maior movimento de liderança jovem do mundo, depois entrei no Movimento Choice como Embaixador e Mentor Choice. Na sequência, fui para Fundação Estudar como facilitador do programa chamado LabX para jovens líderes e, por último, entrei no Movimento Empresa Júnior. Foi uma longa jornada de trabalhos voluntários e realizar provas, só que foi uma jornada que eu aprendi muito sobre relações Interpessoais, otimismo, autorrealização, gestão de conflitos, organização, facilitação e amizades”, lembra. 

Ainda na graduação, Romário percebeu que alguns colegas de sala tinham dificuldade para compreender a amplitude do tema carreira. Foi então que, em um insight, começou a estudar o tema, elaborou um projeto, produziu um Canvas de Carreira e se tornou palestrante.  

“A Unit Carreiras me contratou para aplicar o projeto em algumas turmas de graduação e algumas vezes fui convidado para palestrar sobre a jornada de carreira que um graduando pode ter, quais seriam os possíveis e impossíveis caminhos em diferentes cenários”, conta.  

Com o desejo de trabalhar em uma multinacional, uma vez concluído o curso, Romário Souza foi para Berlim, na Alemanha, estudar sobre a criação da União Europeia. Contou com o acompanhamento de uma Coach de Carreira que o ajudou no desenvolvimento de habilidades específicas para as ambições profissionais. 

“Quando voltei da Alemanha, resolvi fazer um MBA na Fundação Getúlio Vargas-FGV local.  Fui convidado para trabalhar no setor acadêmico e estava também atuando como Coach de Carreira, porque tive a clareza que fazia parte da minha jornada profissional. Logo após, comecei a atuar como professor de inteligência emocional e habilidades socioemocionais em uma escola do interior do estado para alunos de diferentes séries também”, pontua. 

Atualmente, Romário Souza, reside em Aracaju (SE) e trabalha para duas empresas. 

“Na Agilers, localizada em Campinas (trabalho remoto) onde sou Agile People Development & Coach e Sócio na Agilers e Business Partner na Stefanini Brasil, em São Paulo”.

Com uma jornada profissional que começou ainda na Universidade Tiradentes, o egresso aponta a Instituição de Ensino Superior -IES, como de fundamental importância para alcançar seus objetivos. 

“Entendo a minha passagem pela Unit como uma etapa que abriu portas. Porque as portas existem e sempre vão existir, mas vai depender da pessoa, se vai abrir cada uma delas e viver a experiência”, conclui.

 

Leia também:

10 passos para não errar na hora de empreender

Compartilhe: