ESTUDE NA UNIT
MENU

Aberta a 18ª Semana de Psicologia

Ícone da Medicina em Sergipe e no país, José Augusto Barreto recebe homenagens de amigos e familiares durante solenidade de abertura do evento

às 18h54
Com a participação de psicólogos, estudantes da área, personalidades convidadas e representantes de entidades médicas que atuam no estado de Sergipe, foi aberta oficialmente na noite dessa segunda-feira, 28, nos auditórios do bloco G, no Campus Farolândia, a 18ª Semana de Psicologia.
O doutor Ricardo Barreto, filho do doutor José Augusto Barreto
O doutor Ricardo Barreto, filho do doutor José Augusto Barreto
Os auditórios ficaram pequenos para a quantidade de participantes
Professor Alexandre Haad, coordenador do curso
Na mesa, parentes do homenageado, professores psicólogos e médicos
O professor Uchôa rende homenagens ao doutor José Augusto Barreto
Compartilhe:

O evento marca os 21 anos de implantação do curso pela Universidade Tiradentes e mobiliza os seus participantes durante toda a programação em torno do tema central “Ciência psicológica: desafios da pós-modernidade”.

Uns dos pontos altos da solenidade de abertura foram as homenagens prestadas pela academia por meio da coordenação do curso e por amigos e familiares ao médico José Augusto Barreto. Falecido no último dia 19, o humanista sergipano é um dos responsáveis pela fundação do Hospital São Lucas.

Em seu discurso de abertura da 18ª versão da Semana de Psicologia, o professor Uchôa enalteceu a trajetória do homenageado (com quem manteve estreito vínculo de amizade durante décadas), ressaltando sua trajetória enquanto profissional comprometido com o exercício da Medicina praticado por meio de gestos grandiosos de humanidade.

Filho do homenageado, o professor e psicólogo Ricardo Azevedo Barreto discorreu sobre o tema “O futuro do ser humano na era virtual”, abrindo oficialmente a programação da semana.

“A minha grande emoção é poder fazer, através da conferência, a minha homenagem singela e simples, do jeito que meu pai sempre gostou”, revela emocionado o doutor Ricardo.

“A Semana de Psicologia se tornou o maior evento de fomento da ciência psicológica no estado de Sergipe”, afirma o coordenador do evento, professor Gledson Lima. Ele lembra que a programação conta com as presenças de cinco palestrantes de renome internacionais. Confira aqui!

“Essa é uma das obrigatoriedades que a universidade tem em trazer para o convívio cotidiano pessoas que tenham uma contribuição para dar sobre a sua experiência”, comenta o professor Uchôa.

Para o diretor da área de Saúde da Unit, doutor Hesmoney Ramos de Santa Rosa, as comemorações ao homenageado e aos profissionais da Psicologia são imprescindíveis. “Trata-se de uma área cada vez mais requisitada pela população porque cuida da nossa saúde mental”, lembra ele.

“As 18 edições vêm concretizar o curso que tem uma imensa credibilidade junto à instituição e junto à sociedade”, lembra a diretora adjunta de graduação, professora Lenalda Moraes.

A concludente Tâmara Saad acredita que esse é um momento de a comunidade acadêmica apresentar à sociedade a maturidade do curso de Psicologia. “Observo o curso evoluir e crescer bastante. É uma garantia de que estou no caminho certo”, avalia.

“Esses espaços de debates são de suma importância, porque sem que aconteça esse debate junto com nós que integramos o corpo discente não seria possível realizar uma semana tão produtiva”, diz Leonardo Siqueira dos Santos, acadêmico do 6º período e um dos participantes da equipe que organizou a Semana de Psicologia.

Compartilhe: