V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Acadêmico ganha prêmios com aplicativo voltado à segurança do trabalho

Professora enxerga potencial empreendedor e estimula aluno a desenvolver aplicativo de grande utilidade no setor da construção civil

às 17h31
Yago Billar  apresenta seu projeto
Yago Billar apresenta seu projeto
Yago apresenta o aplicativo à professora Flávia
Determinação e trajetória conduz o aluno à novas conquistas
Compartilhe:

No mundo dos Startups é muito comum ouvir falar da busca pelo primeiro “investimento anjo “. É quando um Startup recebe um investimento para alavancar sua ideia. Entretanto, na opinião do acadêmico do 6º período de Engenharia Civil na Unit Yago Billar da Anunciação Carvalho, criador do aplicativo SSO o seu primeiro investidor anjo recebe o nome de Fábia Verônica dos Santos.

Foi por acreditar no potencial do seu aluno da disciplina Práticas de Extensão que a professora Fábia investiu todos os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica para estimular Yago a participar de eventos e grupos de empreendedorismo como “CajuValley”, onde investidores, alunos, curiosos e empreendedores se reúnem todos mês para discutir sobre inovação, tecnologia e opinar em como fortalecer o ecossistema de empreendedorismo da cidade. Fator importantíssimo para iniciar a busca em tirar o seu projeto do papel, relata o aluno.

O resultado até o momento revela que ambos encontraram o caminho do sucesso, pois o acadêmico já contabiliza a conquista de dois importantes prêmios por ter criado um aplicativo voltado à saúde e segurança do trabalho em obras de Engenharia Civil, denominado Sistema de Segurança em Obras – SSO.

O primeiro deles a aquisição do prêmio promovido pelo Desafio “STARTSET”, o evento promovia uma competição de “Pitchs” entre Startups, onde os participantes tinham 5 minutos para apresentar aos jurados, sua ideia e modelo de negócio proposto pela futura empresa. O acadêmico concorreu com 5 startups Sergipanas e venceu em primeiro lugar como projeto em fase de ideação, conquistando o aporte em serviços no valor de 20 mil reais, disponibilizado em ofertas de consultoria pelas empresas Grand Design, Neoworking, M2 Law Direito para Startups e Hexa Consultoria.

“O teste era indispensável para a minha disciplina por isso mesmo que fomos buscando soluções e durante a realização do teste percebi que o Aplicativo SSO poderia se transformar em um negócio”, explica a professora Fábia.

Em 18 de Agosto deste ano, Yago concretizou mais uma vitória com a apresentação do seu projeto em um evento de empreendedorismo e inovação chamado “Dazideia”, desta vez, o aluno concorreu com mais 3 Startups Sergipanas conquistando mais um pódio em primeiro lugar.

“O projeto consiste entregar uma nova ferramenta tecnológica de gestão para os profissionais (Engenheiros de Segurança do Trabalho e Técnicos de Segurança), que fazem a fiscalização de colaboradores no canteiro de obras”, explica o acadêmico. Ele acrescenta que a solução é voltada para construção Civil devido aos elevados índices de acidentes de trabalho, falta de tecnologia e inovação na área da Construção Civil.

Para a idealização do seu projeto o futuro Engenheiro e empreendedor utilizou algumas ferramentas disponibilizadas pela própria universidade através do Google Education. Entre elas: Google Sheets; Google Apps script; Google Forms; Google Gmail e Google Calendar.

“Umas das minhas sacadas para desenvolver o primeiro protótipo foi usar a Nuvem ilimitada que a gente ganha quando recebe o e-mail acadêmico da parceira da Unit com a Google para armazenar os dados obtidos no aplicativo e cortar meus custos iniciais”, confessa o aluno empreendedor.

Curioso, determinado e detalhista, Yago acrescenta que para construir o aplicativo teve de desenvolver habilidades que não estão diretamente relacionadas à sua área motivo pelo qual aprofundou suas pesquisas em Tecnologia da informação, marketing e design para entender e executar o desenvolvimento de aplicativo.

“Utilizei o Youtube para assistir vídeo aulas e aprender a mexer na ferramenta MIT App Inventor e desenvolver o primeiro protótipo do SSO-Sistema de Segurança em Obras”, lembra ele focado agora na formação de uma equipe de desenvolvimento para o andamento do seu projeto e agradecido por ter encontrado na universidade a chance de se descobrir empreendedor.

Compartilhe: