ESTUDE NA UNIT
MENU

Ação social beneficia centenas de crianças, adultos e idosos


às 16h48
Compartilhe:

Mais de 4.500 latas e pacotes de leite. Este foi o montante doado pela Universidade Tiradentes a dez instituições de caridade localizados em bairros de Aracaju e na região metropolitana da capital. A ação social, realizada na sexta-feira, 4 de abril, é resultado das doações feitas por milhares de universitários da instituição durante a 8ª Semana de Extensão da Unit.

“A Semana de Extensão da Unit tem um grande lado social que é ajudar determinadas entidades carentes. E todos os anos a Semex se supera. A entrega do leite, doado com muito carinho e respeito pelos envolvidos no evento, é um trabalho sério. Eu fico muito feliz em poder participar desse processo”, explica o coordenador de Extensão, Gilton Kennedy.

Nesta edição, a Instituição Beneficente Emmanuel – Anexo Francisco de Assis (IBEM), Creche Nossa Senhora Rainha do Mundo, Externato São Francisco de Assis, Casa Maternal Amélia Leite, Oratório de Bebé, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Serviço de Assistência à Mendicância (Same), Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE), Legião da Boa Vontade (LBV) e Casa Dona Etani foram as instituições contempladas com o alimento. “As instituições são escolhidas pelo comprometimento com o trabalho social”, acrescenta o coordenador.

Irmã Beatriz: “Todo ano é esta expectativa”

Por alguns meses, as 60 crianças da Instituição Beneficente Emmanuel Anexo Francisco de Assis (IBEM) terão garantidos o leite na alimentação diária. “Nossa instituição vive de doações e isto representa muito para nós. O leite, por exemplo, é dado para as crianças e em projetos desenvolvidos pela IBEM como o SOS Criança e Cidadão do Amanhã. Com certeza é uma grande ajuda”, observa a diretora Financeira da instituição Lendijan Rolemberg.

Desde o início da Semex, há oito anos, a Oratório de Bebé é uma das contempladas com a ação social. Atualmente, a instituição possui 145 crianças, entre 6 e 8 anos. “As crianças têm o café da manhã, almoço e os dois lanches. Então precisamos de leite e nem sempre é possível comprar para tantas crianças. E todo ano é esta expectativa, porque a doação feita pela Unit complementa e atende a nossa necessidade”, afirma a vice-presidente da instituição, irmã Beatriz de Maco.

Com uma média de 108 latas de leite consumidas por mês, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer é um dos que ansiavam pela entrega do alimento. Há cinco anos na lista de instituições beneficiadas com a ação, o Gacc assiste 54 crianças. “Lidamos com crianças de 0 a 11 anos de idade, que sofrem com problemas de saúde e precisam estar sempre bem alimentadas. Então, todos os meses destinamos cestas básicas para elas e incluímos latas ou pacotes de leite. Essa doação é de extrema importância”, avalia o supervisor do Gacc, Fred Gomes.

HUMANIZAÇÃO

Este ano foram arrecadados 4.500 latas e pacotes de leite

A ação social também permite uma visão mais próxima dos universitários envolvidos na atividade com a comunidade externa. Pela primeira vez, Carla Letícia Santos Dias participa da entrega do leite e está satisfeita com o resultado. “É uma experiência única e adorei participar desta atividade”, ressalta a aluna do 1º período de Biomedicina. Enquanto Carla vivencia a ação pela primeira vez, Guilherme Carvalho do 9º período de Farmácia há dois anos participa da entrega do leite as instituições. “É muito gratificante”, acredita o estudante.

“A entrega do leite é uma ação que humaniza o aluno que, futuramente, será colocado no mercado profissional”, reforça Kennedy.

 

 

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: