ESTUDE NA UNIT
MENU

Agosto dourado: Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece na Unit

Talk show abre oficialmente as ações da semana na Universidade Tiradentes

às 14h35
Compartilhe:

Com o tema “Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro”, a Universidade Tiradentes, por meio dos cursos de Enfermagem e Medicina da instituição de ensino, realiza mais uma Semana Mundial de Aleitamento Materno. A iniciativa evidencia os benefícios do aleitamento, assim como enaltece a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês.     

Durante cinco dias, estudantes, profissionais de saúde, mães e familiares participam de palestras, atividades práticas, lançamento literário, entre outras ações nos Campi de Aracaju, Estância e Itabaiana.

“Durante esta semana, nós estaremos fortemente trabalhando nesta conscientização da importância da família nesse processo de aleitamento materno. É importante também que as pessoas consigam entender a importância da participação de todos no apoio a esta mãe durante este período”, declara a diretora adjunta da área da Saúde da Unit, a professora Dra. Wanessa Lordelo na abertura oficial do evento.

“Este movimento é de suma importância, muito mais do que imaginamos. Não é fácil para mulher amamentar, especialmente no primeiro momento. É necessário a atuação de profissionais da área da saúde, incentivando e preparando, não é só fisicamente, mas também psicologicamente. É um momento singular na vida as mulheres. Nós precisamos pautar, acreditar e fazer a diferença. O aleitamento materno é vida, é amor, é tudo”, enfatiza a coordenadora do curso de Enfermagem da Unit e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem seção SE, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa.  

Para a Dra. Glória Tereza Lopes, pediatra e presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, uma das principais ações da pediatria é o incentivo do aleitamento materno. “Nós estamos percebendo que este esforço vem sendo recompensado pelas mães que amamentam pois acabam amamentando por mais tempo e agora envolvendo o pai da criança, capacitando também para que ele faça parte de todo processo”, comenta a médica.

“Fico muito feliz de perceber cada vez mais esse movimento de aleitamento materno crescer. A gente só conseguirá com que se resgate cada vez mais e com mais força essa prática e incentivo ao aleitamento materno se a gente começar desde a formação, mudando a forma de pensar. A gente sabe que é muito importante este laço e muito relevante o incentivo e apoio do profissional da área saúde”, salienta, a deputada estadual, enfermeira Goretti Reis.

Após a abertura foi realizado um talk show com o tema “a importância dos profissionais de saúde na amamentação” e a presença da pediatra, Marília Gabriela Feitosa, da odontopediatra, Laís Côrtes, da Dra. Maria Carolina Maia e da professora Keyla Bessa.  

O encerramento da semana, acontecerá no dia 9 e será marcado com um encontro de mães às 14h, no Parque da Sementeira. A ideia, já realizada com sucesso no ano passado, pretende reunir cerca de 300 mães para um mamaço.

Compartilhe: