ESTUDE NA UNIT
MENU

“Alfabetização do olhar” é tema de aula no mestrado em Educação


às 21h22
Compartilhe:
A observação do olhar é motivo de tema na aula do mestrado

A observação do olhar é motivo de tema na aula do mestrado

Unit investe no programa de cooperação acadêmica e internacionaliza a instituição convidando professor da Universidade de Rienns – França – para ministrar aula para os alunos do mestrado em Educação.

Dentro do programa de cooperação acadêmica, a Unit recebe na tarde desta quarta-feira o professor visitante Alberto da Silva, fato que representa um momento ímpar para a instituição. O mestre traz como tema para os alunos do mestrado em Educação a “Alfabetização do olhar: aprendendo a ler filmes e imagens”.

Na opinião da diretora de Pesquisa e Extensão e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, essa e a oportunidade de oferecer aos mestrandos uma disciplina especial, além do que a vinda do convidado permite que seja estabelecido num futuro muito próximo um convênio internacional entre a Unit e a Universidade de Rienns – França.

“Firmando esse convênio, poderemos formalizar parcerias de pesquisa entre o doutor Alberto da Silva e os docentes do programa de Educação, além de flexibilizar a vinda de professores e alunos franceses para o nosso mestrado, concretizando assim um intercâmbio de importância ímpar para nós”, destaca a professora Ester, lembrando ainda que já está sendo organizada, com o professor visitante, a publicação de uma coletânea de capítulos com colegas das duas instituições e demais IES brasileiras.

Para o professor Ronaldo Linhares, os primeiros contatos com vistas à internacionalização da Unit foram feitos na primeira vinda do professor Alberto da Silva à instituição. Neste momento, esses contatos estão sendo ampliados com ações mais concretas. “A presença do professor representa uma dessas ações que surgiram a partir do primeiro contato. Agora, ele ministra uma aula para os alunos do mestrado em Educação na área da imagem, especificamente sobre cinema brasileiro e gênero”, afirma o professor Linhares. Além disso, já foi agendada uma reunião com professores e técnicos da Secretaria de Educação que estão interessados em desenvolver um trabalho conjunto. Também está registrada a participação da coordenadora-chefe do Departamento do professor Alberto da Silva em Rienns, durante o 4º Simpósio em Educação – que a Unit realiza de 16 a 18 de setembro deste ano. O professor visitante aproveita sua estada em nossa capital para participar do grupo de pesquisa Imagem e Filosofia, do qual participam alunos do mestrado em Educação.

O tema desperta o interesse da comunidade acadêmica

O tema desperta o interesse da comunidade acadêmica

Ao discorrer sobre a “Alfabetização do olhar: aprendendo a ler filmes e imagens”, o doutor diz que o objetivo da sua aula é despertar a sensibilidade nos alunos em relação à imagem. “Vimos imagens em todos os lugares, no celular, na TV, na propaganda de jornal, revista etc. Então, primeiro, desejamos sensibilizar os alunos e, posteriormente, multiplicar essa sensibilidade em relação à imagem”, diz o professor, revelando sua intenção em aprofundar um tema que ainda encontra dificuldade em revelar profissionais nas escolas capacitados para trabalhar com a imagem. “É importante trabalhar com os professores para que eles sejam multiplicadores desse tipo de análise”, lembra o mestre Alberto da Silva, reconhecendo que os recursos já existem, mas na maioria das vezes são mal utilizados.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: