“Nunca imaginei que teria essa oportunidade tão cedo na minha graduação”. Para a estudante Adrielly Fernanda Sá de Melo, do 2º semestre do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), ela vai se concretizar no próximo dia 28 de junho, véspera de São Pedro. É o dia de sua ida para Salamanca, na Espanha, onde vai fazer três semanas de mobilidade acadêmica na Universidad de Salamanca, como parte do programa Top España 2024, promovido pela Unit em parceria com o Banco Santander.
Adrielly foi uma das selecionadas para as bolsas de intercâmbio oferecidas no Top Espanha, que prevêem um curso de verão da língua espanhola, do nível básico ao avançado. Ela conta que ficou sabendo do programa por um comunicado da coordenação do curso e viu ali uma “chance única” de expandir seus horizontes acadêmicos e culturais. “O que mais me motivou a participar foi a possibilidade de estudar em uma universidade tão renomada como a de Salamanca e a chance de vivenciar uma cultura diferente. Acredito que essa experiência vai agregar de forma positiva na minha formação acadêmica”, afirma.
A aluna participou de um processo seletivo muito concorrido, que envolveu estudantes de todos os cursos da Unit em etapas como análise de frequência e de desempenho acadêmico. “Tive que me preparar bastante para as provas, mas estou feliz que meu esforço tenha sido recompensado. Esse intercâmbio representa um momento importante na minha vida acadêmica. É uma confirmação de que o esforço vale a pena e me dá ainda mais motivação para continuar me dedicando aos meus estudos”, diz Adrielly.
Além do aprimoramento na língua espanhola, os participantes do Top Espanha também ganham a chance de vivenciar a rica cultura local e conhecer suas diferentes cidades. Uma delas é Salamanca, uma das principais da comunidade autônoma de Castilla y León (noroeste do país) e considerada Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A própria Universidad de Salamanca, criada em 1218 pelo então rei espanhol Alfonso IX, é considerada uma das mais antigas e tradicionais da Europa.
A aluna de Direito vive altas expectativas em relação ao tempo que irá passar na Espanha, onde, além de explorar a cultura espanhola, pretende fazer novas amizades e trocar conhecimentos com professores e estudantes de diferentes partes do mundo. Ela acredita que esta experiência será um diferencial significativo em seu currículo. “Ter a chance de estudar em uma universidade renomada como a de Salamanca demonstra iniciativa, adaptabilidade e a capacidade de prosperar em ambientes internacionais, qualidades exigidas no mercado de trabalho atual. Acredito que essa experiência vai me proporcionar uma perspectiva internacional sobre o Direito, algo essencial para a prática jurídica no mundo globalizado de hoje. Vou poder comparar diferentes sistemas legais e trazer novas ideias e abordagens para meus estudos na Unit”, cita Adrielly.
O período de intercâmbio termina em 17 de julho, quando a estudante retorna a Aracaju. A partir daí, ela pretende aplicar tudo o que irá aprender durante a mobilidade acadêmica. “Quero continuar me destacando academicamente e buscar oportunidades de estágio em escritórios de advocacia que valorizem essa experiência internacional. No lado pessoal, espero continuar cultivando as amizades que farei lá na Espanha e talvez explorar mais oportunidades de estudos ou trabalho no exterior”, espera.
Leia mais:
Resultado do Top España 2024 é divulgado e alunos preparam-se para intercâmbio em Salamanca
Estudante de psicologia participa de imersão em idioma na Espanha