ESTUDE NA UNIT
MENU



Aluno de Medicina realiza estágio na área de Urologia no HAOC

Vivência prática em um dos melhores hospitais do Brasil traz impactos na formação profissional e pessoal do futuro médico.

às 11h00
Compartilhe:

Os estágios são uma parte essencial da formação de estudantes universitários, especialmente na área da saúde, onde a prática clínica e a vivência hospitalar desempenham um papel fundamental no desenvolvimento profissional. Entre os alunos que buscam expandir seus conhecimentos e experiências, o estudante do 12º período de Medicina na Universidade Tiradentes (Unit), Arthur Carmo Silva, encontrou uma oportunidade única: o estágio no prestigiado Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), localizado em São Paulo.

“Um dos motivos que me levaram a tomar essa decisão e escolher esse estágio foi o fato de já saber da parceria existente entre o hospital e a Unit, o que tornaria o processo mais simples, já que não enfrentaria problemas burocráticos. Além disso, tenho amigos que realizaram estágios em outros momentos e gostaram muito da experiência, o que me deixou ainda mais confiante na minha escolha”, pontua.

No HAOC, Arthur desempenha um papel observacional, acompanhando o serviço de urologia. “O estágio é observacional, então basicamente observamos o funcionamento do serviço e isso depende da especialidade que cada um vem fazer. Eu estou no serviço de urologia, então eu acompanho as consultas e as cirurgias. Acho que a minha participação neste estágio vai impactar a sociedade de forma indireta, pois vai acrescentar no meu conhecimento e aprimorar minha prática clínica após a formatura”, explica Arthur.

No último período da graduação, surgiu a oportunidade de realizar o estágio no HAOC, com a abertura de 20 vagas para o programa. O futuro médico compartilha as etapas necessárias para conquistar essa vaga, demonstrando como sua dedicação ao longo da graduação o preparou para aproveitar plenamente essa oportunidade.

“Ao perceber a oportunidade, vislumbrei um caminho que gostaria de trilhar no futuro, especialmente quando atingisse o internato. Ao longo da graduação, tomei decisões estratégicas para enriquecer meu currículo, ciente de que isso me beneficiaria tanto na busca por estágios desejados quanto na preparação para o exame de residência. Participei de trabalhos em congressos, frequentei eventos acadêmicos, realizei cursos, me envolvi em projetos de extensão, atuei como monitor e busquei outras experiências que sabia serem valiosas para o meu desenvolvimento profissional”, revela.

A importância da vivência prática

A Universidade Tiradentes desempenhou um papel fundamental na trajetória acadêmica de Arthur, ajudando-o a alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais. “A Unit fez todos os esforços para me direcionar à especialidade que eu desejava, mesmo que inicialmente não estivesse disponível. Após as tentativas da coordenação, consegui ingressar na especialidade desejada”, infere.

Para Arthur, a vivência no HAOC vai além do aprimoramento técnico. “A experiência foi enriquecedora em diversos aspectos. Tive a oportunidade de vivenciar uma realidade distinta da medicina, já que o HAOC foi eleito o terceiro melhor hospital do Brasil, oferecendo uma variedade de exames e tratamentos. Tenho aprendido bastante sobre a dinâmica hospitalar e a própria cidade de São Paulo, além de ter tido contato com tecnologias que antes eram desconhecidas para mim ou apenas conhecidas de nome. Esses aprendizados têm sido fundamentais, especialmente no que diz respeito à minha especialidade, na qual ainda não tinha tido muito contato”, finaliza.

Leia também: Estudante de Medicina da Unit vivencia estágio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compartilhe: