ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da Unit alertam sobre os perigos do Diabetes


às 00h39
Compartilhe:

 

Orientação adequada para os cuidados com a saúde

Orientação adequada para os cuidados com a saúde

Durante a feira realizada na manhã do sábado, 17, a comunidade do Conjunto Santa Maria teve a oportunidade de fazer a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia.

A ação preventiva e extensionista liderada pelo Centro de Diabetes de Sergipe contou com a participação de professores e alunos dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia da Unit.

Ao fazer o acompanhamento da ação dos seus alunos, a professora de Biomedicina Isana Carla Leal Souza ressaltou a importância do teste do dedo que é feito de forma rápida, indolor e apropriado para indicar como está a taxa de açúcar do indivíduo.  “Esta atividade tem como objetivo mapear e controlar os pacientes portadores de diabetes” lembra a professora citando a importância da participação dos alunos que são os responsáveis pela constatação se os pacientes estão dentro ou fora do limite aceitável em relação à glicemia normal. Para o caso da constatação de alterações, os pacientes são orientados a procurar um posto de saúde aonde serão submetidos a uma avaliação clínica mais aprofundada.

A senhora Cícera Lima Brito, 65 anos, é uma dessas pessoas que desconhece os níveis de açúcar do seu organismo, mas que considera importante praticar atividades que previnam a doença cujas taxas de açúcar, quando elevadas, preocupam os profissionais da saúde. Ela foi uma das primeiras a ser atendida durante a ação. “Sei que preciso me cuidar e por isso mesmo não perco a chance de participar de um momento como esse”, lembra a moradora do conjunto.

A professora Isana Carla Leal Souza ressaltou a importância do teste para detecção da doença

A professora Isana Carla Leal Souza ressaltou a importância do teste para detecção da doença

Em operações como a que foi desenvolvida na feira do Conjunto Santa Maria, é comum a constatação de um aumento no número de casos de pessoas portadoras de taxas glicêmicas elevadas o que faz com que haja necessidade da realização de um trabalho sistemático, onde profissionais de outras áreas possam estar agregados e agindo com o mesmo objetivo.  Em razão disto, os alunos do curso de Fisioterapia se somaram à ação e prestaram atendimento às pessoas da comunidade.

A professora do curso de Fisioterapia, Lícia Santos Santana, reforça a importância do trabalho desenvolvido através da interação dos alunos dos cursos o que motiva a conquista de excelentes resultados uma vez que é feito por uma equipe multiprofissional  aonde os alunos ajudam a população e conhecem o que é desenvolvido em outras áreas.

A campanha de detecção da diabetes que é desenvolvida ao longo dos últimos anos pelo doutor Raimundo Sotero com o integral apoio dos docentes e acadêmicos da Unit serve apenas como chamariz para uma atentar à população dobre a prevenção e a profilaxia da doença que é cruel, silenciosa e pode levar a óbito. E as estimativas são assustadoras: para cada paciente detectado com diabete existe outro que desconhece a doença. “Um terço dos casos de hemodiálise são causados por diabetes mal controlado assim como a maior parte da cegueira em pacientes acima de 40 anos é causada pela diabetes mal controlada”, lembra o doutor Sotero afirmando a necessidade, com esta ação extensionista, de dar visibilidade a um problema que afeta a maior parte das pessoas.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: