V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Alunos da Unit visitam aldeia Xokó

Atividade interdisciplinar proporcionou aos estudantes contato com o último grupo remanescente desta etnia em terras sergipanas.

às 10h47
Compartilhe:

Acadêmicos dos cursos de História, Letras-Inglês, Matemática e Educação Física da Universidade Tiradentes fizeram uma visita técnica a aldeia Xokó, localizada na Ilha de São Pedro no município de Porto da Folha. A aldeia é o último grupo remanescente desta etnia em terras sergipanas. A atividade realizada como parte das disciplinas Projeto Integrador I e Cultura Afro-brasileira e Indígena, aconteceu no último dia 19 de novembro e teve orientação da professora Valéria Maria Santana Oliveira e José Maria Fernandez Corrales Filho.

O objetivo da visita foi colocar os alunos em contato com a etnia Xokó e contribuir para sua formação de futuros professores. “A experiência agrega conhecimentos e vivências que se configura em um diferencial na formação acadêmica deles”, declara a professora Valéria Maria .

Foram desenvolvidas atividades de observação, entrevistas como índios e a participação em palestras na escola indígena com o cacique, o pajé e o embaixador da aldeia. Posteriormente os alunos elaborarão um memorial no qual constará a experiência vivida durante a visita técnica.

 

Xokós

A comunidade Xokó, identificada pelos jesuítas no Século XVI, foi expulsa da ilha de São Pedro retomando sua aldeia em 1979. Nos anos 90 a Funai homologou a Caiçara, anexando a Ilha de São Pedro, constituindo assim a terra indígena da etnia Xokó.

Compartilhe: