ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Biomedicina conquistam estágio no grupo SOLIM

Karen Freire e Ryan Fellipe Santos, acadêmicos do curso de Biomedicina, conquistaram as duas vagas no processo seletivo para estágio no grupo SOLIM.

às 11h00
Compartilhe:

Os acadêmicos do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes — Unit, Karen Freire e Ryan Fellipe Santos, conquistaram as duas vagas do processo seletivo para estágio no laboratório de medicina diagnóstica do Grupo Solim. A seleção contou com a participação de 30 alunos e foi composta por três etapas. 

“A princípio, tive receio em participar por já me encontrar perto da conclusão do curso, e com os estágios obrigatórios. Mas uma oportunidade como esta é difícil de achar e não poderia nem sequer deixar de tentar”, comenta a futura biomédica Karen Freire.

Entre as etapas do processo seletivo estavam a análise do histórico acadêmico e do currículo, entrevista e prova teórica contextualizada contendo questões de todas as disciplinas essenciais às análises clínicas. “Foram abordados conhecimentos que trabalhamos muito bem durante a graduação e, neste momento, o diferencial da Unit foi definitivo”, salienta. 

“Para conseguir a aprovação, precisei de um bom currículo e experiências que tive na graduação, como ligas, congressos e simpósios dos quais  participei. O principal foi o estágio extracurricular que fiz no Laboratório Central de Biomedicina — Unitlab, proporcionado pela  própria universidade,  e assim obtive  a experiência necessária para saber como seguir em um laboratório”, enfatiza Karen.  

“O histórico também pode me trazer a experiência teórica. Como já tinha cursado a maioria das disciplinas no curso, isso foi minha segurança para fazer a prova e alcançar um bom rendimento, conseguindo,  assim,  minha vaga no SOLIM”, acrescenta. 

O SOLIM, laboratório referência, é um dos poucos do estado com setores de Biologia molecular/genética e citologia em meio líquido/oncótica, além de análises clínicas. “Ter a experiência lá com certeza influenciará  minha vida pessoal e, principalmente, profissional, já que terei a vivência”, garante Karen.

“Atualmente, estou atuando na citologia em meio líquido, onde são realizados os exames de Papanicolau, para o rastreio do HPV (Papilomavírus Humano) que é o maior causador do câncer de colo de útero. Consigo preparar as amostras em todas as etapas, até a lâmina ser corada e enviada para  leitura”, diz. 

Ryan Felipe, do 7° período do curso, acredita que o sucesso na aprovação do estágio veio devido a experiências em outros estágios. “Adquiri boa parte das informações de uma rotina laboratorial e sempre tive o suporte teórico de professores extremamente capacitados oferecidos pela universidade, que se torna indispensável para qualquer profissional”, considera. 

“Ao entrar no Solim, iniciei com a ajuda dos funcionários da casa nos setores de análises clínicas, como hematologia, bioquímica, imunologia, parasitologia, uroanálise e na triagem, onde tinha a necessidade de dispor de minha total atenção quando estava lá, para minimizar os erros que poderiam acontecer com as amostras biológicas e encaminhá-las para seus respectivos setores”, afirma.

Confira também: Egressa de Radiologia é aprovada em mestrado de Energia Nuclear da UFPE.

Compartilhe: