ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Direito e Arquitetura poderão fazer intercâmbio na Espanha

Engajamento nas ações de mobilidade acadêmica é fruto de mais uma parceria firmada entre a Unit e a Universidade de Valladolid, na Espanha.

às 11h54
Selen Ive visita Espanha para firmar parceria que beneficia alunos da Unit
Selen Ive visita Espanha para firmar parceria que beneficia alunos da Unit
Compartilhe:

Ações voltadas para a mobilidade acadêmica estão sendo desenvolvidas pela Universidade Tiradentes (Unit), na perspectiva de permitir que acadêmicos dos cursos de Direito e Arquitetura aprimorem seus conhecimentos na Universidade de Valladolid, Espanha. A missão da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unit busca multiplicar as parcerias, contabilizar resultados positivos e permitir que outros cursos de graduação sejam contemplados. Com este objetivo, no último mês de junho, uma reunião foi realizada na Espanha.

Coordenadora de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro reconhece que a primeira missão foi conquistada com o sucesso previamente pleiteado. “A Missão Internacional à Universidad de Valladolid faz parte de um conjunto de iniciativas da internacionalização, voltada para uma articulação de iniciativas estratégicas envolvendo áreas com um bom histórico de interação junto ao parceiro. Nesse sentido, a missão teve como foco a criação de pontes para o desenvolvimento de programas nas áreas de Direito e Arquitetura de ambas instituições, mas que podem ser ampliadas a depender dos resultados alcançados”, informou.

Dentro dessa proposta acadêmica, a perspectiva é que professores das áreas envolvidas também sejam inseridos no projeto. “A Unit reconhece que os educadores são responsáveis por manter a mobilidade e acompanhar o desempenho dos alunos durante a execução das atividades. A intenção é que os alunos possam conhecer a realidade de sua área de atuação em Valladolid”, explicou. A proposta prática envolve ainda o estudante espanhol que também passa a conhecer, de maneira prática e real, a atuação da Universidade Tiradentes dentro das comunidades.

Missão Espanha

De acordo com Selen, nesta missão, foi discutida uma proposta de trabalhar componentes curriculares com módulo internacional dentro da proposta de curricularização da extensão. 

“A primeira etapa da visita foi mais protocolar, tendo como proposta discutirmos os novos rumos da internacionalização após o período de pandemia, assim como novas formas de cooperação. Já no segundo momento houve uma reunião buscando explorar ações de colaboração internacional. Nesse modelo, os alunos selecionados da Valladolid e da Unit estarão envolvidos em uma proposta de desafio envolvendo temas relacionados a questões sociais vivenciadas em nossa região e que estarão vinculadas aos nossos projetos de extensão”, destacou Selen Ive.

Para ela, o trabalho de internacionalização do currículo trata-se de um processo que tem se tornado cada vez mais comum dentro dos modelos adotados por instituições de ensino superior. Diante dessa nova realidade, a Unit, portanto, tem buscado direcionar os esforços para oportunidades que contribuam para criação de parcerias interdisciplinares, capazes de proporcionar além estruturas internas da universidade. Os estudantes interessados em participar do projeto piloto terão a oportunidade de interagir com uma nova perspectiva sobre um tema que envolve sua área de atuação.

“Além disso, vão poder construir uma solução compartilhada para um problema real com um aluno que possuirá uma realidade totalmente distinta. Participar de um projeto como esse irá impactar não só a sua formação como um cidadão global, mas também promoverá diferenciais curriculares  que o tornarão um profissional com fortes habilidades interculturais”, completou a professora Selen Ive Carneiro.

 

Leia mais: 

Grupo Tiradentes reforça parceria com universidades da Letônia

Compartilhe: