ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes reforça parceria com universidades da Letônia

Em recente missão no país, coordenadora de Relações Internacionais discute expansão e fortalecimento de parcerias dentro do Erasmus, da União Europeia

às 18h16
Compartilhe:

O Grupo Tiradentes segue estreitando suas parcerias com instituições de ensino de vários países em todo o mundo. Duas delas são da Letônia, uma antiga república da extinta União Soviética, que fica no leste da Europa e conquistou sua independência em 1990. Atualmente, ele é um país-membro da União Europeia e considerado referência mundial em áreas como tecnologia da informação e arquitetura. 

No último mês de junho, a coordenadora de Relações Internacionais do Grupo, Selen Ive Carneiro, realizou visitas institucionais em Riga, a capital do país, e manteve conversações com a Information Systems Management Institute (ISMA University) e a Riga Technical University (RTU). As duas instituições, além de já serem parceiras das instituições do Grupo Tiradentes, integram iniciativas do Erasmus, um programa de mobilidade acadêmica que reúne e integra faculdades e universidades de toda a União Europeia. 

ISMA University

Fundada em 1994, a ISMA University é hoje um dos centros educacionais mais demandados da Letônia e conta com um terço de estudantes vindos do exterior e diversas opções de graduação, além de possibilidades de Mestrado e Doutorado, voltadas principalmente às áreas de Sistemas de Informação e Administração de Empresas. 

Com ela, a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) mantém parceria desde 2019 e ambas integram o projeto Erasmus Credit Mobility, lançado em outubro de 2021 para promover a mobilidade entre estudantes universitários da Europa e da América Latina. 

De acordo com Selen, o objetivo do projeto é consolidar parcerias estratégicas voltadas à cooperação acadêmica em regiões da Europa que estão recebendo investimentos na área de Tecnologia da Informação. “Dessa forma, Riga, a capital da Letônia, tem participado de iniciativas voltadas para a transformação digital dentro do bloco, e por essa razão direcionamos as ações de aplicação para o Erasmus junto à ISMA University”, disse ela.  

A Unit Sergipe e ISMA University são co-responsáveis pelo gerenciamento e manutenção do projeto, que por força dos desdobramentos da pandemia da Covid-19, só foi consolidado em sua etapa final. No primeiro semestre deste ano, dois alunos do curso de Ciências da Computação foram selecionados através de Edital e enviados para a mobilidade acadêmica em Riga, além de mais seis bolsas concedidas para gestores (staff) e docentes. 

Durante a visita, Selen Ive iniciou as tratativas para a ida de uma segunda missão institucional à instituição letã, entre os dias 3 e 7 de outubro, com três professores e dois representantes da área internacional do Grupo Tiradentes, incluindo o vice-presidente Acadêmico da companhia, professor Temisson José dos Santos. “Será construída uma agenda de trabalho dedicada exclusivamente para projetos conjuntos com a ISMA, voltados para tecnologia da informação e áreas afins, tendo sempre a busca por uma abordagem que busque a transversalidade do conhecimento. E por essa razão, a equipe técnica que estará envolvida é multidisciplinar. Sendo assim, serão mapeadas novas iniciativas para serem executadas após a renovação do projeto”, explicou Selen. 

RTU 

A segunda instituição da Letônia a manter parceria com o Grupo Tiradentes é a RTU, que foi fundada em 1862 (quando o país ainda fazia parte do antigo Império Russo) e tem a maior parte de seus cursos voltada à Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas. A instituição é premiada internacionalmente por ser amigável para acolher famílias (family-friendly) e também por suas ações de sustentabilidade ambiental.

Durante sua missão em Riga, a coordenadora Selen Ive teve um encontro com a  equipe de Relações Internacionais da RTU, com quem tratou de novas possibilidades de parcerias. A universidade letã aceitou criar um acordo específico para que o Grupo Tiradentes entre como instituição parceira para o Erasmus. “Dessa forma, além da parceria institucional pré existente com a IES, teremos a oportunidade de expandir o Programa Erasmus em mais uma Universidade da região, o que possibilita mais oportunidades de bolsa para os nossos alunos, staff e docentes”, concluiu ela.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: