V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Alunos de Engenharia apresentam os cursos a estudantes do Coesi

Conectando as Engenharias consiste em futuros profissionais apresentar as possibilidades de atuação para alunos do ensino médio.

às 16h58
A estudante do 7º período do curso de Engenharia Elétrica da Unit, Maria Clara Teixeira
O coordenador de competições acadêmicas do colégio Coesi, Gabriel Fontes
Compartilhe:

Os alunos da disciplina Prática de Extensão na Engenharia da Universidade Tiradentes (Unit) colocaram em ação o projeto ‘Conectando as Engenharias’. Resultado das atividades realizadas em sala de aula, tem o objetivo de apresentar a estudantes do ensino médio as várias áreas que as Engenharias podem oferecer.

O colégio escolhido pela turma para a iniciativa realizada neste dia 02, foi o Coesi e seus 48 estudantes do ensino médio, que conheceram detalhes da profissão das Engenharias Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Ambiental, Química, Civil e Produção, todas ofertadas pela Unit. 

“A ideia desse projeto surgiu na primeira unidade da disciplina. Montei grupos com integrantes de cada Engenharia para que eles pudessem descobrir quais pontos tinham em comum entre elas. Assim, surge a ideia de fazer uma visita com alunos do ensino médio que tivessem interesse em ser engenheiro. Eles fizeram um trabalho fantástico, pois quando nosso aluno fala com outros jovens, usam a mesma linguagem, o que melhora e muito o entendimento”, destaca o professor de Prática de Extensão na Engenharia, Arionaldo Menezes.

A estudante do 7º período do curso de Engenharia Elétrica da Unit, Maria Clara Teixeira, lembra que gostaria de ter tido essa mesma oportunidade que os alunos do Coesi tiveram. “Quando eu era ensino médio, não tinha ninguém que me mostrasse o que realmente é a Engenharia Elétrica. Esse contato ajuda demais, pois refletimos sobre nossas práticas na universidade e na profissão. Além disso, podemos tirar as dúvidas de perto, mostrando a eles na prática como é o curso e o que vai ser estudado nos anos da graduação”, conta.  

Para o coordenador de competições acadêmicas do colégio Coesi, Gabriel Fontes, é importante diminuir a distância entre o ensino médio e a universidade. “O ensino fundamental está próximo do médio, mas entre o médio e o ensino superior ainda existe uma distância enorme. Isso faz com que a escolha de qual carreira seguir seja complicada. É essencial para nossos estudantes que eles façam parte de iniciativas como essa que dá a oportunidade de visitar laboratórios, entender como é o dia a dia desses profissionais e, principalmente, ouvir a visão de pessoas que já estão no mercado de trabalho, como alguns alunos aqui”, ressalta.

Na ocasião, os jovens ainda conheceram a estrutura dos laboratórios dos cursos das Engenharias e o Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura (CTEA). 

O aluno do 3º ano do ensino médio, Vinícius Vasconi, já decidiu que quer a área da Engenharia Mecânica. Para ele, conhecer sobre o curso e a estrutura da Unit ajuda a saber como será seu dia a dia na faculdade. “Pude perceber, com a apresentação, que a Mecatrônica tem disciplinas ligadas à Engenharia Elétrica, Mecânica, além de ter um pouco de programação. Poder entrar e conhecer os laboratórios de perto, podendo manusear alguns instrumentos que são utilizados nas aulas de Engenharia foi fantástico. Essa experiência só me aproximou mais da vontade de cursar Mecatrônica”, afirma.

 

Leia também:

Docente da Unit destaca tendências para a área de Engenharia de Software

Compartilhe: