O papel do farmacêutico é indispensável na conscientização da população sobre o uso adequado de substâncias indicadas para o tratamento de doenças.
Professores e alunos do curso de Farmácia da Unit, sob a coordenação da professora Ana Paula Belizário, estiveram reunidos na manhã do último sábado, dia 4, sob uma ampla tenda, armada na Praça Hilton Lopes, entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz para a realização de uma atividade extensionista de importância ímpar. Na oportunidade, a comunidade acadêmica da Unit, juntamente a outras instituições de saúde procuraram conscientizar a população sob os riscos a que estão submetidas às pessoas ao usarem medicamentos de forma inadequada.
A ação desenvolvida nacionalmente durante o dia do sábado teve como objetivo chamar a atenção sobre o uso racional dos medicamentos. A Ação coletiva que englobou instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos de saúde sensibilizou a população. “Sempre digo para os meus alunos que medicamento não é calça Jeans e é isso que mostramos à população. É necessário um esclarecimento acerca dos riscos que uma medicação inadequada pode causar ao organismo, levando muitas vezes o indivíduo a óbito”, alerta a professora Belizário.
Ela explica que o medicamento é um bem importantíssimo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desde que ele seja bem usado. Em sua opinião, há um ciclo que deve ser respeitado para que o medicamento, usado sob prescrição médica, possa dar o efeito desejado.
É importante saber que toda substância medicamentosa possui o lado positivo e o negativo, ou seja: atua num determinado ponto, contudo, provoca efeitos colaterais. “Se o medicamento não for corretamente prescrito pelo médico ou dentista, não for bem dispensada pelo farmacêutico e o paciente não for bem informado para que possa armazenar e usar corretamente o medicamento na dose e tempo sugeridos pelo profissional da saúde, o ciclo não se fecha”, afirma a professora.
Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas é a automedicação. O paciente que não vai ao médico e que considera inofensiva a utilização de um medicamento com o qual ele já teve boa resposta, por mais simples que seja este medicamento, está colocando sua saúde em dia.
Fotos – Marcelo Freitas