ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Informática têm artigos aprovados em EATI

Trabalhos estão entre os 105 aprovados no Encontro Anual de Tecnologia da Informação, evento de referência tecnológica no Rio Grande do Sul

às 21h16
Compartilhe:
Lanay e Bruno (ao centro) acompanhado dos professores Fábio Rocha e Jenifer Toledo

Lanay e Bruno (ao centro) acompanhados dos professores Fábio Rocha e Jenifer Toledo

Alunos e professores dos cursos de Informática da Universidade Tiradentes comemoram uma grande notícia. Há duas semanas, dois artigos foram aprovados no Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI), evento de referência tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos dos acadêmicos do segundo período dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, respectivamente, Lanay Marques Cardoso e Bruno Alves Reis Nascimento, receberam co-orientação do professor Fábio Gomes Rocha, e estão entre os 105 aprovados para apresentação entre os dias 20 e 23 de novembro, na instituição gaúcha.

O artigo de Lanay Marques é focado na área de redes junto a software livre em segurança. “Todas as empresas têm que trabalhar com tecnologia. Elas precisam de servidores, arquivos que precisam ter uma segurança. Então faremos um sistema operacional que atenda as necessidades em testes de software e rede copilando do zero. Será um trabalho difícil, mas estamos estudando toda a parte de segurança, as ferramentas necessárias, buscando embasamento em outros recursos com foco na necessidade das empresas de tecnologia no Brasil”, explica Lanay.

Bruno Alves enxergou na área de desenvolvimento de jogos na realidade startup uma nova oportunidade de auxiliar jovens empreendedores. “É um simulador de jogos em negócios composto pela simulação e teoria dos jogos. Envolve a simulação de um cenário que engloba conceitos de empresas. Simularemos vários tipos de situação comum à realidade que ele poderá adquirir experiências em um curto prazo de tempo, onde poderá coletar dados e confrontar as informações para saber por que fez determinadas decisões, em situações específicas”, ressalta. Bruno também apresentará outras temáticas sobre software durante o evento.

Uma das finalidades das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes é apoiar o Sergipe Parque Tecnológico – Sergipe Tec – e capacitação de novas empresas. “São várias fases e eles estão na fase de engenharia do software. É justamente para o jovem empresário saber como abrir uma empresa, como se comportar. O EATI é um evento muito forte no Rio Grande do Sul e conta, por exemplo, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. E foi bem gratificante esta aprovação”, ressalta o co-orientador dos projetos, professor Fábio Rocha. A expectativa é que o produto esteja finalizado em março de 2014.

Para a coordenadora dos cursos de Informática da Unit, professora Jenifer Toledo, a aprovação representa a qualidade das pesquisas feitas dentro da instituição. “A coordenação investe em editais para iniciação científica, além de termos projetos de extensão. Periodicamente são abertos editais para dar andamento nos projetos para trazer grandes resultados para a Unit. É uma satisfação muito grande saber que nós temos alunos e professores capacitados aprovados em grandes eventos, tanto de forma acadêmica como empresarial. É um trabalho teórico e prático ao mesmo tempo e incentiva os demais alunos na pesquisa”, completa.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: