ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Serviço Social realizam exposição

Trabalhos sobre inclusão social foram expostos no foyer da Biblioteca Central e contou com participação de acadêmicos, professores e alunos de instituições especiais de Sergipe

às 19h52
Compartilhe:
Cerca de 100 pessoas entre acadêmicos, professores e alunos de instituições especiais prestigiaram exposição

Cerca de 100 pessoas entre acadêmicos, professores e alunos de instituições especiais prestigiaram exposição

A Biblioteca Central, localizada no Campus Farolândia, ficou pequena para a quantidade de alunos e professores que prestigiaram a exposição dos acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes na tarde desta quarta-feira, 29 de maio. Cerca de trinta trabalhos com foco na inclusão social foram expostos no foyer da biblioteca e ressaltaram a temática em diversos aspectos e espaços na sociedade. A atividade é o resultado do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos que realizam estágio no Núcleo de Apoio Pedagógico Psicossocial – Naps – e integra uma das ações do Sarauteca, projeto desenvolvido pela instituição para incentivar a difusão cultural na comunidade acadêmica.

As acadêmicas do 7º período Camila Pereira Machado e Thais Layanne Almeida de Jesus foram duas das estudantes do curso a dividirem suas pesquisas através de banners. Elas criaram um projeto de intervenção intitulado ‘Importância dos instrumentais técnicos operativos na prática dos assistentes sociais’ e aplicaram dentro da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social – Seides. “Nós criamos uma ficha de atendimento que serve para que os assistentes sociais usem na hora das entrevistas com os usuários como forma de registrar esses atendimentos, o que não era feito antes. O projeto foi idealizado em fevereiro e já está sendo aplicado na Secretaria. O retorno foi bastante positivo”, explica Camila Pereira.

Thais e Camila criaram projeto de intervenção para aplicar na Seides

Thais e Camila criaram projeto de intervenção para aplicar na Seides

Para prestigiar a apresentação também foram convidados alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju – Apae; Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe – Apada; Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe – Ipaese; Centro de Integração Raios de Sol – Ciras;  dentre outras instituições. Ao lado dos banners dos acadêmicos de Serviço Social, cerca de 100 alunos – entre crianças, jovens e adultos – também expuseram pinturas em quadros e fizeram apresentações artísticas.

Para a coordenadora do Naps, Kátia Araújo, e uma das responsáveis pela atividade, o encontro é uma boa oportunidade para que os alunos fiquem mais próximos da Universidade Tiradentes. “Estamos trazendo esses alunos para que eles conheçam um pouco mais sobre a instituição, apresentem seus talentos e, quem sabe, sejam os futuros alunos da Unit”, ressalta a coordenadora.

Para finalizar as atividades culturais, os alunos assistiram a vídeos institucionais e confraternizaram com um lanche.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: