ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos divulgam campanha para reaproveitamento de óleo

Projeto de Farmácia propõe reciclar óleo de cozinha para produção de sabão e distribuição do material nas comunidades de Aracaju.

às 18h39
Compartilhe:
Alunos e professores engajados na campanha sobre reaproveitamento de óleo de cozinha

Alunos e professores engajados na campanha sobre reaproveitamento de óleo de cozinha

Mobilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha é o objetivo da campanha criada por alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes. Nesta quinta-feira, 24 de outubro, a equipe realizou no Campus Aracaju Farolândia panfletagem de conscientização para estudantes, docentes e colaboradores, além de montar no minishopping – vizinho ao restaurante Baviera Haus – um posto de coleta deste material.

“Pesquisas mostram os prejuízos que o descarte incorreto do óleo de cozinha causa para o meio ambiente. Hoje começamos a divulgação para tentar sensibilizar a comunidade interna da Unit sobre esse projeto. Acreditamos que a ação vai ultrapassar os muros da instituição. É uma corrente positiva em torno de um tema que poderia ter ficado dentro da sala de aula. Então os alunos trabalham a questão da química na produção do sabão e envolve outras pessoas sobre a importância do projeto”, afirma a coordenadora do curso, Ana Paula Belizário.

O projeto, que conta com a participação dos professores Vanessa Guedes, Ana Maria Silva, Marcelo Grings e é desenvolvido com o Programa Conduta Consciente, será permanente na instituição. No ponto de coleta haverá dois latões, um com garrafas pet vazias, para que as pessoas que queiram ajudar com a ação possam coletar este material em casa e posteriormente trazer à Unit; e outro para depósito dos recipientes com o óleo. O sabão será produzido no laboratório de Técnicas Farmacêuticas da universidade e distribuído à comunidade em geral. O material pode ser utilizado para lavar pratos, panelas e roupas, por exemplo.

Conscientização mobilizou toda comunidade acadêmica

Conscientização mobilizou toda comunidade acadêmica

Os acadêmicos do 3º período do curso, Naiara Oliveira Santos e Romerito Cesar Maia, participam da atividade e estão satisfeitos com a possibilidade de ajudar a comunidade com a doação. “Desde o período passado, estamos arrecadando óleo de cozinha para reciclagem. Já começamos a produzir este sabão e queremos ajudar as comunidades carentes de Aracaju”, ressalta Naiara. “A cada litro de óleo que descartamos no meio ambiente atinge quase mil litros de água. Devemos ter esta consciência de reaproveitar este óleo e fazer algo proveitoso para um futuro melhor”, acrescenta Romerito.

As doações podem ser feitas durante os três turnos no ponto de coleta, localizado no minishopping.

 

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: