Na última sexta-feira, 15, alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Amadeus visitaram a Universidade Tiradentes (Unit) para conhecer os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Por meio da ação do programa Portas Abertas, eles visitaram o Complexo de Comunicação Social (CCS), onde as salas de edição, fotografia, estúdios de TV e rádio estão instaladas, bem como tiveram acesso ao processo de produção de projetos de extensão como o Unit Notícias, prática laboratorial em Telejornalismo, veiculada na TV Atalaia, afiliada da rede Record.
Antes de desbravar a estrutura física, o grupo participou de uma conversa com a professora e coordenadora pedagógica do curso de Comunicação, Talita Déda, em que a estrutura curricular, formas de avaliação e outras particularidades das graduações foram apresentadas. “Muitas vezes o aluno chega sem saber ao certo como tudo funciona e essa visita através do programa Portas Abertas possibilita uma imersão nos cursos. É muito importante mostrar não só a estrutura física, o suporte que terão, mas também a estrutura do curso, o corpo docente, as disciplinas, formas de avaliação, os projetos desenvolvidos com os alunos. Então, é um momento em que eles podem conhecer de forma mais aprofundada, pois já há um interesse, e proporcionar uma maior interação e conectividade. É um momento imersivo e bem importante para eles”, afirmou.
Para além do Unit Notícias, os estudantes também conheceram os produtos sonoros como os podcasts ‘Papo Acadêmico’ e ‘É Sobre’ e o programa de rádio ‘Notícias em 10’. “Foi um encontro de descobertas para eles em que mostramos e tornamos o curso mais palpável, mais visível para eles. E também destacamos como funciona a participação de profissionais de fora da academia, os quais trazemos para observar os projetos que estão sendo realizados dentro da universidade e ter essa troca com eles que vivenciam mercado de trabalho”, explicou Talita Déda.
Cheia de curiosidade e de encanto declarado pelo processo criativo de grandes projetos publicitários, a aluna Maria Luisa Barreto, ficou deslumbrada com os ambientes do CCS. “Adoro a criação de projetos e toda parte por trás de algum produto, de alguma marca, todo o conceito construído para chegar ao produto final. Eu sou apaixonada por esse estágio de criação. Então, é muito legal conhecer esse lugar, ver os bastidores e como tudo é criado. Adorei ver os espaços que parecem irreais, tipo a sala que parece o jornal e você vê na tv de casa. Todo esquema de produção por trás das câmeras, por trás de todos os projetos e toda a criação de tudo”, declarou.
Leia mais: Portas Abertas recebe alunos da 1ª série do Ensino Médio do IDFG