ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do curso de Arquitetura participam de viagem de estudos


às 19h38
Compartilhe:
Refazendo o trajeto e conhecendo a história

Refazendo o trajeto e conhecendo a história

Acompanhados pelo coordenador, professor Ricardo Mascarello e pelos professores Sergio Bezerra e Agripino Silva, 42 acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit tiveram a oportunidade de participar de uma viagem de estudos à Capital Federal realizada no período de 24 a 27 do mês de outubro.

Em Brasília, os alunos conheceram através de visitas orientadas  por guias locais, as principais obras de diversos arquitetos que deixaram a marca do seu talento no Plano Piloto, bem como os projetos que levam a assinatura de Oscar Niemeyer.

Ao regressar desse que se tornou um inesquecível momento de aprendizado para os alunos, o professor Ricardo Mascarello registrou que o ponto alto da viagem foi o passeio a pé pela primeira Superquadra de Brasília 308 – Sul, com concepção de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “A caminhada foi guiada pelo arquiteto brasiliense Leonardo Sá e Lima (arquiteto do Banco Central, mestre em urbanismo e graduado pela UnB)”, salienta o professor acrescentando que todos conheceram  a concepção original dos blocos residenciais, Cine Brasília, Parque escola, bem como o setor comercial. “Realmente foi um banho de arquitetura e urbanismo moderno! O grupo retornou aos anos 60”, afirma o docente e coordenador do curso, satisfeito com a realização da viagem que faz parte das diretrizes curriculares da graduação.

Essa igreja é um dos ícones de Brasília

Essa igreja é um dos ícones de Brasília

A viagem de estudos abre o início de uma série de viagens que o curso irá organizar, levando a turma a uma viagem de estudos por semestre letivo. Tanto assim que para o próximo período o roteiro estabelece uma visita ao Rio de Janeiro, Minas ou um Estado do sul do país. “Em abril, pretendemos levar um grupo a Medellin na Colombia para a participação no Fórum Mundial de Urbanismo”, lembra o professor Ricardo afirmando que as viagens de estudos para os acadêmicos de arquitetura são fundamentais para suas vivências no período de suas graduações.

Veja a relação dos monumentos visitados pelos alunos durante suas permanências em Brasília:  Embaixada da Itália,  Praça dos Três Poderes,  Memorial Tancredo Neves,  Catedral Metropolitana,  Museu Nacional, Biblioteca Nacional, Teatro Nacional, Universidade de Brasília (faculdade de arquitetura, reitoria e biblioteca), Estádio Nacional, Memorial JK, Ponte JK, Complexo das Forças Armadas, Casa COR Brasília, Congresso Nacional,  Palácio Itamaraty, Palácio do Planalto, Centro Cultural Banco do Brasil com a exposição de Pintores Renascentistas, Palace Hotel (Oscar Niemayer), e Igreja Dom Bosco.

Compartilhe: