ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos e profissionais participam de capacitação

Curso de novas receitas com inclusão de produtos regionais é ministrado pela professora Lidiane Andrade, instrutor da Sarandi Alimentos, André Lima, e participação do consultor do Sebrae, Alercio Guerra.

às 20h53
Compartilhe:
Capacitação foi ministrada por docente  Unit e profissionais da Sarandi e Sebrae

Capacitação foi ministrada por docente Unit e profissionais da Sarandi e Sebrae

Com a proposta de desenvolver a gastronomia no Estado, a Universidade Tiradentes, através do curso de Gastronomia, realizou na tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, uma capacitação com alunos, professores e profissionais da área sobre a criação de novas receitas e inclusão de ingredientes regionais. O projeto conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, da empresa Sarandi Alimentos e panificadoras de Sergipe.

“Estamos trabalhando com projeto de desenvolvimento da panificação no Estado. É uma grande parceria entre Unit, Sarandi, Sebrae e panificadoras de Sergipe, cuja ideia é trazer novas receitas, incluir ingredientes regionais para padarias. Temos que trazer nossa identificação para o Estado, então buscamos essa visibilidade para o curso e empresas ligadas à área gastronômica”, afirma a professora do curso de Gastronomia  e uma das responsáveis por ministrar a capacitação, Lidiane Andrade.

Torta doce de caju, rocambole de mangaba com castanha e tartelete de chocolate foram os pratos produzidos durante o treinamento. Além da professora Lidiane, o instrutor de Panificação e Confeitaria da Sarandi, André Lima, também deu dicas sobre misturas e novidades da área. “Atualmente, principalmente nas áreas de panificação e confeitaria, é visado um produto que seja mais prático e que leve menos tempo para produção. O que enfatizamos aqui são misturas, por exemplo, para bolos, adicionando apenas ovos e leite. Hoje, quando você chega em uma panificação, você não compra apenas o pão. Mas, compra outros produtos. Por isso que estamos inovando. Para isso, o profissional também precisa se qualificar”, ressalta André Lima.

A capacitação também é uma oportunidade de aumentar o mix de produtos oferecidos nas panificadoras. Para o consultor do Sebrae, Alercio Guerra, um dos principais objetivos desta capacitação é o desenvolvimento de novas ideias para o mercado da panificação. “O pão deixou de ser o principal negócio para ser um dos negócios da padaria moderna, que abrange o café da manhã, almoço e jantar. Então, queremos qualificar profissionais e multiplicar essas receitas junto aos parceiros, professores da universidade. Desenvolver receitas regionais para que possamos presentear a sociedade sergipana com paladares diferenciados dentro desses locais. Resultado de algumas reuniões com técnicos e professores foi o bolo de caju”, acrescenta o consultor.

O curso é realizado durante a tarde desta quinta, 24, no Centro Gastronômico do Campus Farolândia.

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: