ESTUDE NA UNIT
MENU



Alunos estrangeiros começam a fazer mobilidade acadêmica na Unit

Estudantes de três países farão um semestre acadêmico na Unit e são acompanhados por colegas brasileiros; eles participam de evento de boas vindas nesta sexta, 18, no Tiradentes Innovation Center

às 20h28
Compartilhe:

Sete estudantes de universidades da Colômbia, do México e do Peru já começaram as atividades de mobilidade acadêmica que irão cursar na Universidade Tiradentes (Unit), ao longo do semestre 2023-2. Eles chegaram a Aracaju entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, passaram por reuniões com as coordenações de cada curso e já começaram a frequentar as aulas de seus respectivos cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Mecatrônica, Nutrição e Psicologia.  

Todos os alunos estrangeiros são de universidades que mantêm acordos de parceria com a Unit e já participam de outros programas de intercâmbio. Eles terão a oportunidade de cursar um semestre acadêmico aqui no Brasil, em complemento ao conteúdo ensinado nas universidades de seus países de origem. E participam ainda do Programa Buddy, no qual eles são acolhidos e acompanhados a todo momento por estudantes da Unit que os auxiliam nas atividades de socialização e integração, na resolução de questões burocráticas e na adaptação ao cotidiano da cidade. 

A chegada dos intercambistas já começa a criar impactos positivos para a comunidade acadêmica, tanto na interação com os alunos quanto na com os professores e colaboradores. “A vinda desses estudantes é uma oportunidade para que eles conheçam uma outra visão sobre a Nutrição, sobre como ela é vivenciada no Brasil, e que eles possam conviver com os nossos alunos, aprender mais sobre a nossa língua e a nossa cultura, Da mesma forma, nós aqui podemos aprender com eles, na medida em que eles trazem visões e vivências diferentes do que é a Nutrição, da forma como eles vêem e consomem os alimentos”, diz o professor Hugo Xavier, do curso de Nutrição.

A professora Cláudia Miranda, dos cursos de Engenharia, também ressalta a importância da convivência com os alunos estrangeiros, que ganham a chance de interagir com outras culturas, outras realidades e até mesmo outras áreas profissionais. Ela dá como exemplo o caso da colombiana Katherine Vargas Correa, aluna de Engenharia Mecatrônica da Universidad de Boyacá, que aproveitou para cursar uma disciplina eletiva do curso de Educação Física. 

“Os alunos podem saber o que acontece no nosso país, como é o dia-a-dia da profissão, do mercado e das práticas, e deixá-los mais antenados. A Katherine está conhecendo não só o dia-a-dia do curso que ela faz, e acredita que também vai agregar os conhecimentos da Educação Física para a sua carreira”, afirma Cláudia. 

¡Bienvenidos!

Nesta sexta-feira, 18, os alunos estrangeiros e seus respectivos buddies (estudantes acompanhantes) vão participar de um evento especial de acolhimento, promovido pela Gerência de Relações Internacionais (GRI) da Unit. Às 8h30, no Open Lab do Tiradentes Innovation Center (Campus Farolândia), eles receberão as boas-vindas e serão servidos com um café-da-manhã típico do nordeste brasileiro. E às 10h, a comitiva será levada para uma visita ao Museu da Gente Sergipana, no centro de Aracaju. 

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert Tártaro, será um momento em que os estudantes estrangeiros serão acolhidos oficialmente por toda a comunidade acadêmica. “Iremos mostrar a eles um pouco da nossa cultura, da nossa universidade, e toda a comunidade acadêmica terá a oportunidade de conhecê-los. Os alunos e colaboradores podem conversar com eles e colocar-se à disposição, tendo a chance de praticar um outro idioma, conhecer um pouco mais sobre o país deles, sobre a cultura de cada país. A importância é fazer com que eles vivenciem o campus e sintam-se bem-vindos”, explicou. 

Leia mais:
Programa Buddy está de volta na Unit! 
Programas de internacionalização se destacam no Grupo Tiradentes

Compartilhe: