ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos participam de reunião sobre Ciência sem Fronteiras


às 21h47
Compartilhe:
Dezenas de estudantes participaram de reunião sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

Dezenas de estudantes participaram de reunião sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

Estudar no exterior. Esta é a vontade dos acadêmicos que participaram da reunião sobre o Ciência sem Fronteiras realizada nessa quinta-feira, 2 de maio, pela coordenação de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes. Os mais de 40 alunos pleiteiam uma bolsa de estudos em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Portugal, México, Espanha, Hungria, dentre outros.

Na pauta, os estudantes conversaram sobre diversos assuntos: o que é o Programa; a importância de ser um acadêmico com uma visão internacional, quais os documentos necessários para a realização da viagem, além de um bate-papo com estudantes que já participaram de intercâmbios.

Pela primeira vez, Willians Ferreira da Cruz tenta uma bolsa pelo Programa Ciência sem Fronteiras. O estudante de Arquitetura e Urbanismo do 3º período está ansioso com a perspectiva de cursar parte de sua graduação em uma universidade no exterior. “Estou ansioso. É uma oportunidade muito grande, principalmente no curso de Arquitetura, porque é uma visão totalmente diferente”, afirma Willians. Quem também participou da reunião e está na expectativa é a mãe do estudante, Elizabete Cruz. “Também estou muito ansiosa. Ficamos um pouco preocupados, mas é uma oportunidade ímpar na vida dele e vai agregar mais conhecimento e abrir outros horizontes”, acredita Elizabete.

VIAGEM MARCADA

Daniel Caldas viaja próximo dia 20 de junho para os Estados Unidos. Ele fará intercâmbio na Oregon State University

Daniel Caldas viaja próximo dia 20 de junho para os Estados Unidos. Ele fará intercâmbio na Oregon State University

Enquanto alguns aguardam a aprovação das universidades para o intercâmbio, Daniel Caldas aproveitou a reunião para tirar as últimas dúvidas sobre o Programa. No próximo dia 20 de junho, ele embarca rumo a Oregon State University, Estados Unidos, para dar continuidade ao seu curso de Publicidade e Propaganda.

“Estou me desvinculando de uma série de projetos aqui no Brasil, para tentar me concentrar na experiência de lá e poder aproveitar o máximo possível”, afirma Daniel. Ele já fez intercâmbio na Inglaterra para estudar inglês e garante que a ida para os Estados Unidos trará retorno futuramente. “Meu objetivo é fazer network para minha pós-graduação. Então estudarei em Oregon, farei amizades, contatos e tentarei garantir minha pós-graduação para daqui alguns anos”, planeja Caldas.

PROGRAMA

Arthur Rangel foi um dos intercambistas do Ciência sem Fronteiras a compartilhar suas experiências nos Estados Unidos com os alunos

Arthur Rangel foi um dos intercambistas do Ciência sem Fronteiras a compartilhar sua experiência nos Estados Unidos com os alunos

Criado pelo Governo Federal, o Programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza a estudantes de todo o Brasil bolsas de intercâmbio para instituições de ensino superior conceituadas em diversos países. Em 2012, a Universidade Tiradentes enviou através do Programa mais de quinze alunos para o exterior e a expectativa este ano é aumentar este número.

“Estamos sempre buscando atrair jovens de talento para as áreas de ciência e inovação. Então os estudantes têm créditos, provas para cumprir, apresentar trabalhos em congressos, eles têm que concorrer a outras bolsas. É uma experiência acadêmica e precisam ser pessoas muito organizadas nas tarefas”, salienta o coordenador de Relações Internacionais da Unit Matheus Batalha.

Para a seleção do bolsista, uma série de critérios é utilizado, inclusive pela universidade no exterior. “As instituições do Ciência sem Fronteiras são de alto prestígio. Eles analisam o perfil do candidato, olham o que o aluno agregará de valor para a instituição e o que a universidade agregará ao estudante”, afirma.

As inscrições para as próximas chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras já estão abertas para Colômbia, Espanha, México e Portugal. Confira o edital.

Fotos: Marcelo Freitas

 

Compartilhe: