ESTUDE NA UNIT
MENU

Ambiente Virtual de Aprendizagem: gerente acadêmica explica o sistema

O AVA é um sistema que permite ao aluno interação e acesso aos conteúdos, além da possibilidade de estudar de qualquer lugar

às 11h15
Compartilhe:

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ferramenta de ensino em que o estudante tem autonomia e momentos de interação com os docentes e os colegas de turma. Nele, os estudantes do ensino a distância (EaD) da Universidade Tiradentes (Unit) têm acesso às aulas, integração com o Google for Education e possibilidade de interação com professores, tutores e colegas, contribuindo para um aprendizado mais dinâmico.

A gerente acadêmica do EaD, Karen Sasaki, explica que o AVA é uma comunidade. “O AVA é a universidade digital do aluno. É lá que ele vai encontrar os conteúdos para estudar e os canais de comunicação para conversar com os professores. É onde alunos e professores dialogam para construir conhecimento. Aém de estudar de forma autônoma, eles conseguem interagir com os colegas, com a instituição e com os professores. Enfim, é onde tudo se encontra, onde tudo converge”, esclareceu.

Uma das características do AVA é a possibilidade do discente estudar de qualquer lugar. “Com acesso à internet, ele acessa o ambiente virtual pelo computador ou pelo aplicativo. Isso gera mobilidade e outras oportunidades de estudos em lugares não necessariamente tradicionais como uma sala de aula ou uma sala de estudos. O celular torna-se um aliado para que o aluno consiga estudar e desenvolver suas atividades pedagógicas”, destacou.

O aplicativo do AVA está disponível para download na Apple Store ou Google Play. O estudante deve procurar o aplicativo chamado Pulse, da Brightspace, e baixa gratuitamente. Esse é um aplicativo específico para atividades virtuais de aprendizagem e o aluno deve acessar escolhendo o ambiente Grupo Tiradentes e usando o login e senha do Magister.

No quesito interação com os tutores e professores, o AVA disponibiliza os fóruns e fale conosco. “O fale conosco é uma ferramenta de dúvidas. O aluno entra lá e seleciona a opção que quer: avaliação, professor, coordenação, carreiras… e manda sua mensagem. Existe um tempo de resposta e monitoramos o tempo dessas respostas para que os estudantes sempre tenham resposta no prazo”, explicou Karen.

A gerente acadêmica explica que o fórum é diferente e funciona de forma assíncrona. “O fórum não é apenas para o professor responder. Ele é uma ferramenta de colaboração. Então você pergunta e a sua colega pode te ajudar, por exemplo. Como  uma comunidade”, acrescentou.

Além disso, o AVA é integrado com o Google for Education, possibilitando a marcação de meets entre os discentes e os tutores. “Existem momentos em que o tutor pode agendar meet com os alunos e avisar no mural do AVA. Se o estudante não pode naquele horário que o tutor agendou, ele assiste depois, pois o meet fica gravado”, concluiu a gerente acadêmica, Karen Sasaki.

Um ambiente virtual mais interativo, com mais acessibilidade e ferramentas que auxiliam o estudante a ter um aprendizado mais dinâmico. Estas são as possibilidades oferecidas pelo sistema.

 

Leia também: Alta performance do corpo docente é diferencial do Ensino Híbrido

Compartilhe: