ESTUDE NA UNIT
MENU

América Latina é tema de ciclo de debates promovido por Mestrado em Direitos Humanos

Alunos do Mestrado em Direitos Humanos da Unit participam da última etapa do ciclo de debates que discute a questão na América Latina

às 20h26
PArticipantes do evento
PArticipantes do evento
Mestrando Thiago de Menezes Ramos
Professor Dimas Duarte
João Paulo Rocha Pereira da Silva, aluno bolsista do Mestrado em Direitos Humanos
Compartilhe:

Neoextractivismo na América latina, tema discutido na noite dessa quinta-feira, 5, no anfiteatro do bloco F da Unit Farolândia pelo professor convidado Dimas Duarte e Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Direitos Humanos no sistema Onusiano, abordado através de videoconferência pelo doutor José Antônio Tietzmaan e Silva, pesquisador Rideau – Omij – Universidade de Limojes, França e Universidade Nacional do Litoral – Argentina encerraram solenemente o ciclo de debates sobre Direitos Humanos na América Latina.

A vasta programação é promovida ao longo do período letivo pelo professor Fran Espinoza . O roteiro elaborado pelo docente para cada ciclo de debate conta sempre com participações de convidados hispanohablantes e lusófonos.

“O que desejamos nesse momento é alinhar três temas que são interligados: biotecnologia, biodiversidade e meio ambiente. Todos eles sob a perspectiva de Direitos Humanos”, explicou o professor Dimas Pereira Duarte Júnior. O docente afirma que a pretensão é sempre inserir as temáticas postas dentro de uma ampla discussão para melhor compreensão da linha de pesquisa estudada no Mestrado de Direitos Humanos da Unit.

Ao fazer um retrospecto sobre a iniciativa de realizar o Ciclo de Debates sobre Direitos Humanos na América Latina, o professor Fran Espinoza diz que a proposta é fomentar uma reflexão sobre os recentes acontecimentos que ocorrem no América Latina.

“Nosso objetivo é ter uma proximidade com a realidade na América Latina sob a ótica dos Direitos Humanos”, lembra Fran afirmando que paulatinamente o ciclo de debates vem se tornando uma referência dento do universo acadêmico sergipano uma vez que evidencia temas que são fonte de pesquisa.

“Às vezes nos fechamos dentro da nossa realidade brasileira e quando saímos olhamos apenas e Europa e os Estados Unidos. Com esse ciclo o professor Fran faz com que olhemos ao nosso redor de forma ampla. A América Latina tem problemas similares ao nosso, por isso é tão importante uma discussão mais aprofundada sobre o assunto”, comenta João Paulo Rocha Pereira da Silva, aluno bolsista do Mestrado em Direitos Humanos.

Nem bem concluiu o curso de Direito na Unit, Thiago de Menezes Ramos iniciou o mestrado em Direitos Humanos. Em sua opinião, a importância de eventos como o ciclo se dá em trazer para o mundo acadêmico o debate no contexto dos Direitos Humanos.

“Trabalhar com perspectivas mais locais para compreender a dinâmica dos Direitos Humanos alinhado às políticas públicas no contexto latino americano”, pondera o mestrando.

Compartilhe: