ESTUDE NA UNIT
MENU

Arquitetura: mudanças à vista


às 19h48
Compartilhe:
As mudanças no currículo são aguardadas

As mudanças no currículo são aguardadas

Professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit participam de uma conferência em que se discute novas diretrizes para o exercício da profissão

Na noite da última sexta-feira, dia 13, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit tiveram a oportunidade de participar no Auditório Padre Melo, no Campus Farolândia, de uma importante palestra proferida pelo professor Roberto Geraldine. Reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve, ele é membro da comissão de ensino e Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU –, a nova entidade que representa a categoria de profissionais. Durante palestra proferida, o professor Geraldini abordou diversas questões consideradas relevantes para os profissionais e estudantes da área, dando destaque para a arquitetura sustentável e para a revisão das diretrizes curriculares nacionais da Arquitetura.

“Minha fala aborda a relação do Conselho com as instituições, procurando ver de que forma podemos trabalhar essa aproximação entre a entidade e os futuros profissionais”, lembrou  o palestrante ao manifestar sua preocupação em colocar os acadêmicos a par de tudo o que acontece em prol da categoria. Haverá, segundo ele, mudanças nas diretrizes curriculares nacionais. “Há um movimento em curso no âmbito do Conselho Nacional de Educação que tem sido acompanhado pelo CAU e protagonizado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo”, lembra ele, afirmando que há mudanças em curso, principalmente por força da criação do Conselho que em 2010 regulamentou a profissão.

Os alunos participam convictos da importância dos temas tratados

Os alunos participam convictos da importância dos temas tratados

Para o professor e coordenador do curso, Ricardo Mascarelo, a presença do palestrante na academia teve um significado ímpar por se tratar de um profissional que está plenamente envolvido com a evolução e com o que ocorre no cenário profissional do arquiteto brasileiro. O docente lembra a apresentação da Carta da Unesco pelo conferencista lançada recentemente durante o encontro internacional de Arquitetos. Em sua opinião, a nova resolução que delega ações dos profissionais pode afetar, inclusive, os currículos do curso de Arquitetura.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: