V E S T I B U L A R UNIT
MENU

As mídias na perspectiva da docência


às 18h11
Compartilhe:
O palestrante doutor André Lemos em primeiro plano

O palestrante doutor André Lemos em primeiro plano

Ao promover pelo quarto ano consecutivo o Simpósio de Comunicação, professores responsáveis pela linha I do Mestrado em Educação, cujo foco Educação e Comunicação estimula os professores a pensar sobre novas alternativas de ensino e aprendizagem

 

Intelectuais, educadores e profissionais da comunicação estão reunidos desde a noite dessa segunda-feira, no Campus Farolândia da Unit, onde acontece a 4ª versão internacional do Simpósio de Educação e Comunicação. O evento que é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade (Geces/Unit/CNPq), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit), prossegue até a noite desta quarta-feira, 18, oportunidade em que o tema Novas mídias e a construção colaborativa do conhecimento será debatido por renomados cientistas a exemplo da doutora Alexandra Okada da Open University/Inglaterra e o doutor Denis Renó, da Colômbia, que terão suas falas mediadas pela doutora Andrea Versuti, da Unit.

Mídias e Educação são os temas tratados

Mídias e Educação são os temas tratados

Durante a conferência de abertura do 4º Simpósio de Educação e Comunicação, cujo tema “Mídias e Educação – Espaços e Correlações do Conhecimento” foi destacado pelo doutor André Lemos da UFBA e mediado pelo coordenador do evento, doutor Ronaldo Nunes Linhares, os participantes tiveram a oportunidade de compreender melhor como tem sido feito o estudo das mídias em Educação, segundo esclarece a professora Cristiane Porto, integrante da comissão científica do evento. “A colaboração social e acadêmica que um evento como esse oferece aos participantes permite-lhes não apenas avaliar o surgimento de novas informações, como conhecer novas leituras e estabelecer novos diálogos dentro da academia e também com a sociedade”, lembra a professora.

Ao falar sobre as mídias e a forma como as tecnologias afetam o processo pedagógico, o palestrante doutor André Lemos colocou em evidência o tema focando sua abordagem na comunicação e na educação com base na teoria ‘Atoraid’, considerada por ele como de grande importância para o uso dos objetos tecnológicos dentro do processo pedagógico. “Minha tentativa é a de promover uma reflexão sobre essa abordagem que não é tão nova, mas que não é muito utilizada no Brasil, fazendo com que ela possa ser absorvida pelos estudantes e pesquisadores para que eles pensem nas suas práticas e avaliem de que forma poderão aplicar esse tipo de análise dos objetos tecnológicos.

Satisfeito com a participação da comunidade científica, o coordenador do Simpósio, professor Ronaldo Nunes Linhares, salientou que esse é o momento em que os professores têm a oportunidade de discutir a forma como os professores podem estar trabalhando com as mídias pensando esses meios de comunicação na perspectiva da docência.

A apresentação do coral sensibilizou a platéia

A apresentação do coral sensibilizou a platéia

Envolvida com a organização do Simpósio e preocupada em discutir o tema educação de forma mais intensa dentro dos meios de comunicação, a jornalista Rosângela Dórea considera relevante iniciativas como essa. “De educação se fala muito pouco. O tema sempre aparece na mídia com um resultado negativo e um dos principais fatores é que não há um aprofundamento na discussão da educação e da comunicação. Meu interesse pelo simpósio surgiu por saber que este é o momento ideal para colocarmos o tema na mesa”, lembra ela.

Como parte integrante da programação de abertura do 4º Simpósio, o coral do Instituto Luciano Barreto Júnior, formado por jovens, apresentou um repertório de músicas da MPB e ao final da conferência foi lançado o livro de Simone Silveira Amorim, intitulado “Configuração do Trabalho Docente – A Instrução Primária em Sergipe no século XIX (1826 a 1889)”  e relançados os livros “Educação a Distância e as Tecnologias da Inteligência – Novos percursos da formação e aprendizagem”, cuja autoria é dos doutores Ronaldo Linhares e Simone de Lucena Ferreira e “As redes sociais e o seu impacto na cultura e na educação do século XXI”, de autoria de Ronaldo Linhares e Simone de Lucena Ferreira e Andrea Versuti.

O 4ºsimpósio de Educação e Comunicação é realizado em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Unit que transmite, simultaneamente, toda a programação para os polos da instituição.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: