ESTUDE NA UNIT
MENU

Assistência Social e Cidadania

Parceria entre Assistência e Unit leva dicas de alimentação saudável para moradores do bairro Santa Maria

às 22h10
Ação promovida através da parceria
Ação promovida através da parceria
Lucas Avelin, um dos estudantes de Nutrição da Unikt
Compartilhe:

Uma alimentação saudável muitas vezes é associada a algo caro. Para desmistificar essas e outras dúvidas, a Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit), promoveu nesta quarta-feira, 15, uma manhã especial, onde os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, tiveram a oportunidade de aprender diversas possibilidades de como se alimentar de uma maneira saudável, fácil e barata.

Não é difícil encontrar pessoas por aí dizendo: “troco suco por refrigerante porque é mais prático e, às vezes, mais barato”, como também “comida saudável não tem um gosto muito bom”. Segundo a professora da Unit, Sandra Maia, essas são afirmações bastante comuns entre as pessoas na sociedade. Mas, ela afirma que tudo isso não passa de uma cultura já estabelecida e que pode ser modificada com a mudança de hábitos alimentares e ações educativas como a realizada. “Essa roda de conversa interativa abordou tudo que envolve alimentação saudável e custo-benefício. Queremos mostrar aos usuários do Cras que nem sempre aquilo que é saudável é caro, muito menos sem gosto. É possível sim, fazer trocas de alimentos de uma forma inteligente e com pouco gasto”, disse.

De acordo com pesquisa divulgada neste ano pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a internet se tornou a principal fonte de pesquisa quando o assunto é alimentação. Para o estudante do 6º período de Nutrição, Lucas Avelin, isso pode ser um risco. “Com a internet, o acesso à informação tem ficado cada vez mais fácil. Porém, muitas coisas que encontramos são confusas, sem fundamento científico. Desmitificamos muitos mitos, que eles aprendem no acesso à rede e acabam disseminando por não terem domínio no assunto. Então, explicando tudo direitinho e sanando as dúvidas, estamos contribuindo para com que os usuários tenham uma alimentação mais regrada e repleta de benefícios”, observa.

O estudante do 7º período do curso, Mateus Pinchemel, destaca que a ação vai reproduzir melhores hábitos nas vidas dos usuários do Cras. “Muitos têm acesso limitado às informações diretamente com um profissional. As dicas, sem dúvidas, vão ajudar a modificar o cotidiano dessas pessoas no que diz respeito à alimentação. Principalmente na rotina e percepção. O simples, o básico muitas vezes tem ótimos resultados”, frisou.

Beneficiada

A estudante Milena Leite saiu da ação com muitas dúvidas tiradas e com outra concepção sobre alimentação barata e saudável. “Eu mesma procurava na internet algo para engordar. Aqui, fiquei sabendo que pode ser prejudicial para minha saúde. Além disso, aprendi como fazer algumas misturas de frutas para sucos, de alimentos para refeições. Tem produto que só pelo nome já não damos tanta importância por acharmos que custa um valor não acessível. Saio com outra visão de tudo isso. Com certeza vou passar a diante para os meus familiares e amigos o quanto é importante termos uma atenção especial à alimentação”.

Parceria

A parceira firmada entre a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social, com o curso de Nutrição da Unit, tem como objetivo fomentar o conceito de segurança alimentar e nutricional do município. A nutricionista da Diretoria, Tatiana Canuto, acredita que a colaboração da universidade vem para somar. “Nós entendemos que essas iniciativas nos ajudam a ampliar as nossas ações e alcançar o maior número de pessoas possível. Que, por sinal, é muito bom. Acreditamos que a união entre a Assistência e a Unit vai trazer benefícios tanto para os nossos usuários, como para os próprios alunos que daqui a pouco estarão no Mercado de Trabalho. Essa experiência acaba ampliando os horizontes os estudantes, tornando-o nutricionistas mais humanos e qualificados”, destaca.

Matéria replicada do portal da Prefeitura  de Aracaju.

Fotos – (arquivo do portal)

 

Compartilhe: