ESTUDE NA UNIT
MENU

Atendimento farmacêutico gratuito no DeCós Day Hospital

Os serviços são disponibilizados de segunda a sexta na unidade hospitalar

às 13h06
Com o lema “Encaminhe seu paciente ao nosso atendimento”, os estudantes do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes auxiliam pacientes do Decós Day Hospital a entenderem sobre como se medicar de forma mais eficaz na busca de uma melhor qualidade de vida. Na Farmácia Escola, os futuros farmacêuticos também fazem entrega de medicamentos gratuitos.
Compartilhe:

O processo de atendimento farmacêutico acontece após a consulta médica. O especialista encaminha o paciente para uma novo atendimento, já com os acadêmicos, com abordagem para melhor utilização dos medicamentos obtendo uma maior eficácia no tratamento.

“Essa fase da consulta é importante porque fornece ao paciente a possibilidade de ter uma atenção exclusiva para a melhor adaptação dos medicamentos receitados”, destaca doutor Hesmoney Ramos de Santa Rosa.

Os acadêmicos também abordam os pacientes na recepção com folders sobre os cuidados que as pessoas devem ter com o manuseio dos medicamentos, de como usá-los e uma pesquisa rápida sobre o tema.

“É um ótimo projeto. Quando estamos em casa não sabemos sobre o efeito colateral dos remédios ou nos descuidamos dos horários e para o tratamento ter sucesso é necessário fazermos o bom uso das medicações”, pontua Lisie Barbosa, paciente pela primeira vez da Farmácia Escola.

 

Doações

Na Farmácia Escola acontece diariamente a doação de medicamentos de forma gratuita. A aquisição de amostras de medicamentos é abastecida por doações de médicos do DeCós Day Hospital, representantes de laboratórios farmacêuticos e estudantes da Unit.

“Antes de repassarmos as medicações, temos o cuidado de avaliar a procedência dos remédios, principalmente com relação à validade. É importante ressaltar que os medicamentos devam ser doados com a validade mínima de um ano”, observa a farmacêutica Kathlyn Santos, responsável técnica da Farmácia Escola no DeCós.

“Para o início de um tratamento psiquiátrico, por exemplo, procuramos remédios com maior eficácia terapêutica. E, por muitas vezes o ideal é que tenhamos uma amostra daquele determinado medicamento para evitar um gasto desnecessário. Por isso, encaminhamos também este paciente à Farmácia Escola”, ressalta o médico psiquiatra Antônio Santos que também recebe muitas medicações e também realiza doações à Farmácia Escola.

Os atendimentos são realizados, no DeCós Day Hospital, de segunda a sexta-feira em dois horários, das 8 às 11 horas e 14 às 17 horas. A unidade hospitalar fica localizada na Avenida Mário Jorge Menezes Viera, 2477. Bairro Coroa do Meio

Compartilhe: