ESTUDE NA UNIT
MENU

Atleta socorrense recebe apoio da Unit

No atletismo há dez anos, Alan Bizerra receberá da instituição ajuda de custo para participar de competições regionais e nacionais

às 20h56
Compartilhe:
Atleta socorrense Alan Bizerra recebe apoio da Unit (Foto: Marcelo Freitas)

Atleta socorrense Alan Bizerra recebe apoio da Unit

Há cerca de três anos, o esporte representa uma das quatro bandeiras defendidas pela Universidade Tiradentes. A Corrida Tiradentes, o apoio para realização dos próximos Jogos Escolares, Desafio Natação, a utilização da Vila Olímpica para treinos de atletas do Clube do Confiança, além das atividades extensionistas realizadas em parcerias com os cursos são alguns dos exemplos de valorização e incentivo ao esporte promovido pela Unit. Este mês, a instituição vivencia mais um momento ímpar de incentivo ao esporte, a parceria com o tricampeão sergipano no atletismo Alan Bizerra de Oliveira.

Há dez anos no esporte, Alan Bizerra já conquistou dezenas de títulos e representou Sergipe em competições a nível regional e nacional. A proposta de apoio pela Universidade Tiradentes surgiu através da quarta edição da Corrida Unit, realizada em abril deste ano. Alan foi um dos destaques da competição e conquistou a primeira colocação geral do evento. Com o título de campeão na Corrida em 2010 e com o feito repetido em 2013, o atleta tornou-se bicampeão da prova. “Para mim é muito gratificante correr. Sou de uma família humilde, minha mãe é aposentada e ganha um salário mínimo. Tudo o que eu consegui foi através do esporte. Se antes já fazia resultado, imagine agora com o incentivo da Unit. Será uma satisfação imensa tanto a nível Nordeste, quanto Brasil”, ressalta Alan. 

Alan chega em primeiro lugar geral na 4ª Corrida Unit

Alan chega em primeiro lugar geral na 4ª Corrida Unit

Com o apoio da Universidade Tiradentes, Alan ganhará benefícios de transporte e alimentação para participação dos eventos de atletismo pelo País. Para o superintendente de Relações Institucionais da Unit, professor Inhamarck Damasceno, a universidade tem um importante papel de contribuição neste segmento. 

“A universidade hoje tem um portfólio muito grande voltados para cursos das áreas da Saúde e qualidade de vida. São projetos que adequam de forma muito sólida a relação entre saúde, bem estar e educação. Nesse mesmo entendimento, a universidade tem que apoiar e estimular a prática esportiva. A Unit vem dando sinais muito claros de que deve abraçar cada vez mais esta área, porque a educação e o esporte andam lado a lado. A universidade tem que cumprir este papel e ser uma importante força motriz na descoberta de talentos que tenha a formação completa, técnica, cidadã e voltada para o seu desenvolvimento de vida e de qualidade enquanto ser humano. E o esporte é um excelente pilar para isso”, ressalta o superintendente.

Nesta quarta-feira, 1º de maio, Alan participa da Corrida do Trabalhador realizado anualmente pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e está na expectativa desta e das próximas competições já agendadas. “Essas provas que eu participo servem de preparação para melhorar meu tempo, visando futuras maratonas, como a do Rio de Janeiro no próximo dia sete de julho. Meu maior objetivo é chegar as Olimpíadas de 2016”, almeja o atleta.

CURRÍCULO

O atletismo chegou à vida do socorrense Alan Bizerra de Oliveira, 27 anos, em 2003. A convite de seu irmão, a época também atleta, Alan começou a realizar as primeiras corridas no Conjunto Fernando Collor. Mesmo com pouco tempo de treino, o atleta não demorou muito para ganhar destaque no Estado e participar de suas primeiras competições. Conquistou a profissionalização três anos após iniciar no esporte e ganhou diversos títulos, não apenas no Nordeste, mas em outras regiões do Brasil.

Das conquistas mais expressivas ao longo desses dez anos, destaque para: campeão Norte-Nordeste de pista em 2007; vice-campeão Norte-Nordeste em 2008; tricampeão sergipano na Corrida Volta de Aracaju, 2008, 2009 e 2010; campeão da meia-maratona Maurício de Nassau Recife – PE e 5º colocado geral na meia-maratona Sesc/Pará em 2010; em 2012 foi campeão da corrida Polícia Militar em João Pessoa – PB, vice-campeão maratona Linha Verde Belo Horizonte – MG, quinto colocado geral e terceiro melhor brasileiro na maratona Internacional do Rio de Janeiro. Ele também já participou de cinco São Silvestres, destaque para a corrida realizada ano passado, onde ficou entre os 40 primeiros colocados na disputa com 25 mil atletas e atualmente ocupa a 14ª posição no ranking Brasileiro de Maratona.

Para manter a boa forma e os bons resultados nas competições, Alan treina diariamente e percorre uma distância de 110km por semana no Fernando Collor.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: