ESTUDE NA UNIT
MENU

Atletas de Karatê da Unit disputam classificações nos JUNES

A característica da competição que ocorre no próximo fim de semana é que cada atleta vai apresentar suas habilidades a partir da sua própria casa.

às 19h25
Manuella de Souza Gonçalves Guimarães
Manuella de Souza Gonçalves Guimarães
Guilherme Mariano de Jesus Garcez
Leonardo Rodrigues Almeida
Valfredo Gabriel De França Oliveira
Compartilhe:

Atletas de Karat participam neste fim de semana, dias 23 e 24, dos Jogos Universitários do Nordeste – JUNES. O campeonato, cuja característica é a disputa por meio da virtualização, ocorre às 17 horas e mobiliza competidores de todos os estados da região.

Acadêmica de Engenharia Mecatrônica da Universidade Tiradentes, Manuela Guimarães compete no domingo, 24, no kata virtual. Por ser atleta da luta do Karatê, ela reconhece que há muito tempo não treina essa modalidade. “Ainda assim, acredito que será uma luta muito divertida porque estamos num momento de quarentena, e essa é a oportunidade que teremos de nos aproximar um pouco mais do Karatê”, pondera a atleta que no ano passado foi campeã e vice-campeã de duas modalidades no Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).

Já o atleta e estudante de Odontologia da Unit, Guilherme Garcez, registra significativa trajetória no circuito de competições universitárias. Em 2019, ele conquistou a segunda colocação no Jubs e trouxe para casa o título de campeão do JUBS lutas; em 2018, o atleta alcançou a terceira colocação; e em 2017, foi bicampeão sergipano universitário e campeão brasileiro universitário.

“Sigo em busca de mais um título neste fim de semana, no JUNES. Será uma competição virtual, na qual participarão atletas do nordeste inteiro”, lembra Guilherme. Sob a ótica pessoal, ele considera uma competição de grande importância exatamente por caracterizar um momento em que todos necessitam cumprir o isolamento social diante da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Tenho continuado minha preparação diária, e esse vai ser um evento no qual vou poder ter o gosto competitivo novamente para não sentir tanto quando retornar à normalidade”, conclui.

O coordenador do programa Unit Esportes, professor Walter Thiessen, reconhece a importância do JUNES por possibilitar que os alunos atletas continuem interagindo e promovendo o esporte. “Participar de competição representa o estímulo ideal para os atletas. O treino isolado pode até tirar um pouco o foco. Entretanto, havendo uma competição, o atleta se empenha, mesmo estando em casa”, salienta Thiessen.  

Karatê virtual

O evento do final de semana acontecerá em um grupo de WhatsApp onde todos os atletas de cada universidade participante e seus treinadores serão adicionados para que acompanhem a disputa. O torneio será realizado conforme programa horário enviado após o período de inscrição.

Será emitido certificado para todos os participantes e medalhas para os três primeiros colocados.  

JUNES

Os Jogos Universitários do Nordeste (JUNES) de Karatê Virtual, que serão realizados de forma on-line, devido a pandemia do novo coronavírus. Os JUNES são um evento realizado pelas Federações Universitárias do Nordeste, com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Esta etapa conta, ainda, com o apoio da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).  

Compartilhe: