ESTUDE NA UNIT
MENU

Atrair jovens para a ciência é fundamental para o desenvolvimento do país

A Universidade Tiradentes tem desenvolvido uma série de iniciativas para atrair e formar jovens cientistas, promovendo a continuidade da pesquisa científica

às 19h22
Marcos Wandir Nery- Coordenador da pós-graduação stricto sensu e diretor de relações institucionais
Marcos Wandir Nery- Coordenador da pós-graduação stricto sensu e diretor de relações institucionais
Compartilhe:

Em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, a importância de atrair jovens para a ciência é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa, próspera, inclusiva e sustentável. Além disso, a ciência está na centralidade da compreensão do mundo e para a solução dos desafios globais, como as mudanças climáticas, a pobreza e as doenças.

No contexto atual, o coordenador da pós-graduação stricto sensu e diretor de relações institucionais da Universidade Tiradentes (Unit), Marcos Wandir Nery, destaca a importância de atrair jovens para a ciência ser ainda mais acentuada. 

“O mundo está se tornando cada vez mais complexo e interconectado, e a ciência é primordial para enfrentar esses desafios. Além disso, a ciência é uma área em constante evolução, e os jovens são naturalmente curiosos e criativos, características que são essenciais para o avanço da ciência”, pontua Marcos.

Iniciativas da Unit

Nesse contexto, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes desempenham um papel crucial. “A Unit oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, desde educação até biotecnologia industrial, os programas proporcionam uma ampla gama de opções para os jovens interessados em ciência”, pontua.

Dentro desse panorama, a Universidade Tiradentes tem desenvolvido uma série de iniciativas para atrair e formar jovens cientistas, promovendo a continuidade da pesquisa científica, a diversificação do corpo de cientistas e o estímulo ao pensamento crítico e à criatividade. Entre elas, destacam-se:

– Oferta de cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento: “A Unit oferece 5 cursos de mestrado e 5 cursos de doutorado nos seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, nas áreas de educação, biotecnologia industrial, direitos humanos, engenharia de processos e saúde e ambiente. Isso permite que os jovens encontrem um programa que atenda aos seus interesses e habilidades”, pontua o coordenador.

– Oferta de bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação: “A Unit oferece bolsas de estudo para estudantes de graduação que participam de projetos de Iniciação Científica. Isso ajuda a reduzir o custo do curso e a tornar a Iniciação Científica mais acessível aos jovens. O mecanismo de oferta é via edital anual e é necessário ter um professor orientador para submissão de projetos de iniciação científica”, elenca Marcos Wandir.

– Promoção de atividades de divulgação científica: “A Unit promove diversas atividades de divulgação científica, como palestras, workshops e seminários. Essas atividades têm como objetivo estimular o interesse dos jovens pela ciência e pela pesquisa científica”, ressalta.

– Programa de Iniciação Científica: “O Programa de Iniciação Científica da Unit, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) oferece bolsas de estudo para estudantes de graduação que participam de projetos de pesquisa científica. Essa iniciativa é uma excelente oportunidade para os jovens ingressarem na pesquisa científica e desenvolverem suas habilidades científicas”, explica Wandir.

– Programa de Pós-Graduação Sanduíche: “O Programa de Pós-graduação Sanduíche da Unit, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece bolsas de estudo para estudantes de Pós-Graduação que realizam parte de seus estudos em uma universidade estrangeira. Essa iniciativa permite que os jovens tenham uma experiência internacional e ampliem seus conhecimentos científicos”, revela.

– Programas de intercâmbio: “A Unit oferece diversos programas de intercâmbio para estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu, em parcerias com diversas instituições de pesquisa e ensino de diversos países. Esses programas permitem que os jovens estudem em uma universidade estrangeira por um período determinado”, pontua. 

À medida que a Unit fortalece seu papel na formação de jovens cientistas, Marcos Wandir Nery destaca que a promoção da ciência é um investimento no futuro, assegurando uma sociedade mais equitativa e inovadora.

“A promoção da ciência é um investimento no futuro, garantindo uma sociedade mais equitativa e inovadora. A Unit está comprometida em trilhar esse caminho, proporcionando oportunidades e formação de qualidade para os jovens pesquisadores”, revela.

Leia também: Vacinas contra a dengue já mostram eficácia na proteção contra a doença

Compartilhe: