ESTUDE NA UNIT
MENU

Autonomia e colaboração: Os alunos do Ensino Híbrido

Movimento Faça Você Mesmo estimula a tomada de decisões e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem

às 13h43
Compartilhe:

Surgido na década de 50, o movimento “Do It Yourself” (em português, faça você mesmo) se consolida cada vez mais dentro do universo do ensino. Promover a autonomia e colaboração, com ações que necessitam conhecimento prático, estimulam a tomada de decisão dos alunos através de uma perspectiva de independência. De acordo com a gerente acadêmica do ensino à distância da Universidade Tiradentes, professora Karen Sasaki, os cursos híbridos da Unit integram a dimensão presencial com uso imersivo e intensivo de tecnologia educacional.

Como o nome sugere, as práticas do “Faça Você Mesmo” envolvem fabricar, consertar ou montar algo por conta própria, sem a necessidade de contratar terceiros para fazer esses serviços, estimulando a criatividade e proporcionando satisfação no fim do processo. A influência desse movimento na educação aproxima a teoria da prática e trabalha a interdisciplinaridade.

“Todos os nossos cursos híbridos possuem essa dinâmica. Temos um corpo docente diversificado: professor regente que realiza o planejamento pedagógico organizado em trilhas de aprendizagem e professores tutores virtuais e presenciais que estimulam o aprendizado colaborativo e acompanham o aluno”, descreve Karen.

Com o uso de tecnologia disponibilizada aos alunos, cada um pode escolher o que pretende estudar e acionar o seu tutor virtual para aprofundar uma discussão. “Tudo isso pode ser feito pelo celular porque nossas soluções são totalmente compatíveis com celulares. Sabemos que a mobilidade é um elemento importante para o aluno e fazemos questão de atender essa demanda. Por isso, nosso conteúdo digital e videoaulas são acessíveis pelo celular com aplicativo exclusivo para estudo”.

Leia Mais:
Alta performance do corpo docente é diferencial do Ensino Híbrido
Modelo Acadêmico Tiradentes é destaque no ensino híbrido

 

Compartilhe: