ESTUDE NA UNIT
MENU

Autoridades acreditam que Innovation Center fomentará desenvolvimento do estado

Vice-governadora do Estado, Eliane Aquino representou o governador Belivaldo Chagas no evento e destacou o papel fomentador de desenvolvimento em Sergipe do Grupo Tiradentes

às 21h27
Compartilhe:

Entregue na última sexta-feira (25) à sociedade sergipana, o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação do Norte e Nordeste e localizado na Universidade Tiradentes, Farolândia, é um ambiente para qualificação e desenvolvimento de pesquisas e de startups na área de educação. A inauguração reuniu autoridades políticas e empresários de diversos segmentos que comentaram o potencial do espaço.

Vice-governadora do Estado, Eliane Aquino representou o governador Belivaldo Chagas no evento e destacou o papel fomentador de desenvolvimento em Sergipe do Grupo Tiradentes e do Tiradentes Innovation Center.

“Estamos em uma era de conhecimento muito grande e ter um centro como esse, que gera nova mentalidade e conhecimento, muda a perspectiva de empresa, de criação de empresa. É um centro que terá um papel fundamental no desenvolvimento de Sergipe, formando novos técnicos em diversas áreas e gerando conhecimento. O governo do Estado parabeniza e se coloca à disposição para parcerias porque quem vai ganhar é a sociedade”.

Já o diretor presidente do Sergipe Tec e da CDL, Brenno Barreto, ressaltou que alunos da rede municipal de São Cristóvão já colhe frutos da parceria com a Universidade por meio do projeto  de oficinas tecnológicas e que o Tiradentes Innovation abrirá possibilidades para alunos e para a cadeia produtiva do estado.

“A universidade foi muito feliz em criar esse espaço, o Sergipe Tec, por estar ligado à área de tecnologia, tem obrigação de estar presente e estamos aqui para estreitar parcerias. O ITP já possui ligação com a gente, temos tratado de algumas pautas comuns, e agora vamos buscar prioridades com o Centro. Já colhemos frutos da parceria com a Unit com a capacitação de alunos da rede municipal de ensino de São Cristóvão e vamos ampliar para outros municípios”.

O empresário e ex-governador de Sergipe, Albano Franco também participou do evento e parabenizou o pioneirismo do Grupo. “A Unit, mais uma vez, com sua visão empreendedora, inaugura um centro de tecnologia que poucos estados possuem. Parabéns a todos”.

Antônio Bittencourt é secretário de Assistência Social de Aracaju e participou da inauguração representando o prefeito Edvaldo Nogueira. Professor por formação, Bittencourt reconhece a importância da Universidade Tiradentes na educação sergipana e destacou as parcerias já firmadas entre Prefeitura e a Instituição.

“A Unit sempre foi uma parceria do poder público. Quando fui secretário de Educação e de Diretos Humanos já estabelecíamos parcerias. Na Prefeitura, temos trabalhos conjuntos em unidades de saúde e capacitação de corpo técnico de servidores. Não dá para apostar no desenvolvimento de Sergipe sem pensar na Universidade Tiradentes. Estamos de braços abertos para discutir um trabalho conjunto. O prefeito Edvaldo Nogueira fará uma visita ao Centro e discutirá parceira com a expertise que a Unit tem”.

A internacionalização da Unit foi destacada pelo vereador Américo. “Vejo como um grande acontecimento porque professor Uchôa é um homem com uma visão ampla e internacional. Ele internacionalizou a Universidade e  agora abre um espaço de tecnologia para oportunizar aprendizado diferenciado por meio de startups. O Centro é um presente para nosso estado e para Aracaju”.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolin pontuou a criatividade do empreendimento.  “É muito importante que as instituições, principalmente as que trabalham com educação, trabalhem sempre a inovação junto com os jovens. Tudo tem ser feito de forma inovadora, com criatividade para que seja redescoberta a forma mais prática de execução, capaz de atender as necessidades do ser humano de forma mais usual. A universidade está de parabéns, pois os estudantes passam a contar com um grande equipamento”.

Mesma opinião do superintendente da Sudene, Mário Gordilho. “O Innovation Center representa a esperança que temos na educação. Que as universidades sigam esse caminho trilhado pela Unit uma vez que a tecnologia é o futuro da educação e estamos dentro do plano da Sudene para o plano regional de desenvolvimento humano do Nordeste. Um dos seis vetores é fundamentalmente a educação com tecnologia”.

Compartilhe: