ESTUDE NA UNIT
MENU

Avaliação Nominal Docente acontece até 7 de junho

O processo avaliativo é realizado semestralmente. Estudantes, professores e coordenadores podem participar

às 13h14
Compartilhe:

Com o objetivo de identificar as potencialidades e fragilidades, além de informações a respeito da gestão acadêmica e práticas realizadas em sala de aula, a Universidade Tiradentes realiza mais um ciclo da Avaliação Nominal Docente e gestão acadêmica. Promovido pela Comissão Própria da Avaliação – CPA, o processo avaliativo acontece via magister até o próximo dia 07 de junho.  

A iniciativa faz parte de um conjunto de avaliações que atende a Lei de nº 10.861 de 2014, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que visa assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes e tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação superior.

No processo avaliativo, os estudantes avaliam o desempenho do professor durante o semestre. Já o docente avalia a coordenação e vice-versa. Além disso, as disciplinas online também são avaliadas pelos alunos matriculados em cada matéria. Toda a avaliação acontece de forma confidencial.

“Na medida que você tem as informações referentes às práticas pedagógicas, pontualidade, assiduidade, atuação docente e também do coordenador, a instituição de ensino pode interferir positivamente na gestão do curso e na busca da melhoria da qualidade de ensino”, assegura professor José Adailton Barroso, da Comissão Própria de Avaliação da Unit.

“A principal característica dessa avaliação é de diagnóstico para obter informações para melhor gestão seja da instituição e do curso. A visão que temos de avaliação que é de vigiar e punir, não deve ser entendida como o papel da CPA”, acrescenta Adailton.

As questões possuem uma escala que vai de 1 a 5, sendo a menor nota insuficiente e maior nota classificada como excelente.  “Vale ressaltar que é preciso que as informações sejam fidedignas pois as informações coletadas não são identificadas. Quanto maior o número de alunos e professores participando, maior será a realidade dos dados”, salienta Adailton. Os resultados são apresentados, também pelo Magister, duas semanas após o processo avaliativo.

Compartilhe: