ESTUDE NA UNIT
MENU

Base Nacional Comum Curricular do ensino médio em debate

Unit convidou especialistas renomados para debater os rumos do ensino médio no 2º Fórum Estadual Unit sobre Educação Básica

às 20h33
O Ex-Ministro de Educação Henrique Paim esteve em Aracaju
O Ex-Ministro de Educação Henrique Paim esteve em Aracaju
Ex-Conselheiro Nacional da Educação, professor doutor Francisco Aparecido Cordão,
Fórum reuniu professores, estudantes de pós-graduação e gestores do ensino público e privado de Sergipe
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unit, professora doutora Juliana Cardoso
Compartilhe:

Por Marcela Matos e Raquel Passos

Os principais desafios da educação para o futuro perpassam pelo ensino médio. Aliás, esse é um dos eixos de ensino no Brasil que têm mais questões a serem definidas. Diante desse cenário, o Ex-Ministro de Educação Henrique Paim esteve em Aracaju nesta quinta-feira, 27, a convite do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit) para discutir os rumos da Base Nacional Comum Curricular durante o 2º Fórum Estadual Unit sobre Educação Básica.

Para ele, é preciso que o ensino médio possibilite o desenvolvimento de competências que sejam aplicadas no futuro do jovem estudante. “Trata-se de elementos que estão associados a como este adolescente se posicionará no mundo do trabalho. Além do conhecimento cognitivo, uma dessas competências é a de possuir o pensamento crítico, a partir do conjunto de informações que está disponível a ele, fazer a sua própria avaliação e verificar aquilo que será extraído”, comenta o professor doutor Henrique Paim.

Dentre os assuntos discutidos durante o evento, as possibilidades do ensino médio em Sergipe, seus avanços e dificuldades foram apresentados pelo professor doutor José Fernandes de Lima, Ex-Secretário Estadual de Educação; e o ensino médio e a alternativa da educação profissional na educação básica, com o professor doutor Francisco Aparecido Cordão, Ex-Conselheiro Nacional da Educação.

Para o Ex-Secretário Estadual de Educação, professor doutor José Fernandes de Lima, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não deve ser considerada uma receita, mas uma ferramenta de orientação. “Antes de tudo, a Base Nacional precisa ser ‘traduzida’ nos estados, municípios, sistemas de educação e escolas. Estamos vivendo o momento em que todas as instituições precisam refletir até se chegar à conclusão para a implantação”, explica o professor José Fernandes de Lima.

BNCC

O evento reuniu professores, estudantes de pós-graduação e gestores do ensino público e privado de Sergipe. Para o coordenador do ensino médio do Colégio Módulo, professor Marcus Miranda, como a BNCC ainda está em formatação, quanto mais houver espaços de discussões como o promovido pela Unit, melhor. “Participar de eventos como esse, que fale da Base Nacional, trazendo norteadores do que e como vai ser implementada, nos auxilia bastante. Afinal, a BNCC vem para trazer mudanças, precisa de alguns ajustes, mas entendo que vai trazer mais benefícios que retrocessos devido à uniformização do conteúdo e do currículo nacional, levando isonomia a todas as escolas do Brasil”, considera Marcus Miranda.

Uma das propostas da BNCC é a aplicação das habilidades de vida, acrescidas às cognitivas, por serem consideradas para o desenvolvimento do aluno, um cidadão em formação. “Não basta mais só saber matemática, física e português, mas de como se portar na sociedade, como viver com suas emoções e como transferir isso ao meio que se vive”, finaliza o coordenador Miranda.

O diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE) da Secretaria de Educação de Sergipe, professor Fábio Leite, afirma que a BNCC está sendo discutida em todo o estado, mas que a oportunidade de ampliar o debate com o ex-ministro é algo valioso para a área.

“É de suma importância a Unit fazer esse debate, abrindo para escolas públicas e particulares, embora a rede estadual já venha discutindo a BNCC e a questão do ensino médio. É um momento ímpar, pois próximo ano terá novo governo e as discussões devem acontecer com força para superar qualquer momento político. Precisamos entender o que a juventude quer para ofertarmos uma educação de qualidade”, conta.

“Este momento é bastante relevante, porque fazemos a interlocução entre quem faz, pensa e decide sobre educação. A interlocução entre esses pares é muito importante para que tenha uma convergência e um amadurecimento das ideias”, enfatiza a professora doutora Juliana Cardoso, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unit.

Compartilhe: