ESTUDE NA UNIT
MENU

Biblioteca Central comporta mais de 200 mil exemplares

Além da acessibilidade, a Biblioteca se destaca pela estrutura arquitetônica, recursos pedagógicos e tecnológicos

às 20h40
Compartilhe:

O objetivo da Biblioteca Central – Jacinto Uchôa de Mendonça não é somente guardar livros, documentos e demais publicações, mas proporcionar aos estudantes e visitantes um espaço para estudo, pesquisa e extensão. Além de preservar obras literárias de escritores locais e contribuir para a valorização cultural.

Com um acervo de mais de 248.292 mil exemplares disponíveis, a Biblioteca se destaca pela estrutura arquitetônica, recursos pedagógicos e tecnológicos. Espaços e exposições permanentes como a Galeria Félix Mendes e o Acervo Joel Silveira também favorecem a preservação da história e cultura sergipana.  

Somente em 2022, a biblioteca atendeu, entre público interno e externo, mais de 54.487 pessoas. Para a gestora da biblioteca, Gislene Dias, esse número afirma o compromisso de oferecer aos alunos e visitantes um espaço acolhedor e acessível. “Todos os anos, durante os meses de maio e novembro, realizamos atualizações e aquisições para o Acervo Campanha”, afirma. 

“Desde a sua inauguração em 2000, a biblioteca tem sido um local acolhedor e acessível. Temos a preocupação de ter um espaço que atenda as necessidades de pessoas com deficiência (PCD), por isso, há um grande investimento para disponibilizar ferramentas que facilitem o aprendizado”, diz.

Biblioteca inclusiva

De acordo com Gislene, a Unit tem todo o material e acervo adaptado para atender a qualquer necessidade de pessoas com deficiência. “Os principais hardwares utilizados pela Unit: Linha Braille, para pessoas com deficiência visual, podem acessar o computador ou celular com todos os comandos, a lupa eletrônica e o teclado com letras gigantes para pessoas com baixa visão, e a impressora em Braille”, explica. 

Além disso, conta com o acervo da biblioteca virtual Dorinateca, que disponibiliza livros para download nos formatos Braille, falado e digital acessível para as pessoas com deficiência visual.

A acessibilidade comunicacional e informacional se dá através dos recursos que a Biblioteca Inclusiva disponibiliza: espaço, software, equipamentos e acervo para deficientes visuais. Em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, e presta os seguintes serviços:

Impressora Braille Columbia

Máquina de escrever Braille Standard Perkins

Scanner com voz-Alladin Voice 3.1

Teclado Linha Braille Edge 40

Lupa Candy 5 HD II;

Computador adaptado com NVDA;

Funcionamento

As bibliotecas dos campi da Universidade Tiradentes seguem diferentes dinâmicas de atendimento ao público interno e externo. A Biblioteca Central do campus Farolândia funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 13h.

No campus Estância o funciona é de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, e aos sábados das 8 às 13 horas

Já em Itabaiana o funcionamento é de segunda a sexta-feira das 13h às 22h e aos sábado das 9h às 13h. E em Propriá 12h às 22h horas de segunda a sexta.

 

Leia mais: Galeria de Artes Félix Mendes preserva arte sergipana

Compartilhe: