ESTUDE NA UNIT
MENU

Bolsistas da Unit são treinados para aplicar nas empresas sergipanas a metodologia PEIEX voltadas ao comércio exterior


às 21h35
Rafael Porto de Freitas, responsável pelo treinamento
Rafael Porto de Freitas, responsável pelo treinamento
A equipe em treinamento
Compartilhe:

Com o propósito de favorecer empresas sergipanas, segue até a tarde da sexta-feira, 5, na sala 16 do bloco F, no Campus Farolândia, o treinamento destinado à capacitação de equipe técnica para desenvolvimento do Projeto de Extensão Industrial Exportadora – PEIEX.

Participam do treinamento 16 bolsistas de extensão e de estágio da Unit (dos cursos de graduação e de pós-graduação) que foram selecionados para atuar no Projeto de Extensão Industrial Exportadora, no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, no Núcleo Operacional em Aracaju.

A capacitação efetiva o convênio firmado entre a Universidade Tiradentes e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no sentido de que a IES execute o programa na Região Metropolitana de Aracaju e em outros municípios com potencial exportador no estado de Sergipe.

A Apex-Brasil é uma entidade ligada ao Ministério das Relações Exteriores cujo foco é fazer promoção das empresas brasileiras no exterior e atrair investimentos estrangeiros diretos.

“Dentro da ação de promoção comercial, a Apex-Brasil mantém uma ação voltada para a qualificação”, explica o analista da gerência de competitividade da entidade e ministrante do treinamento, Rafael Porto de Freitas. Ele explica que o convênio firmado com a Unit prevê a contratação de bolsistas que serão responsáveis pela qualificação das empresas com base na metodologia do PEIEX, desenvolvida e aprimorada pela Apex-Brasil.

“O passo seguinte é a qualificação das empresas, tornando-as aptas a realizarem exportações ou aumentarem o seu percentual de faturamento, ou diversificarem o mercado”, diz Rafael. Ele lembra que, para que os objetivos sejam cumpridos, é necessário que as empresas participantes estejam aptas e qualificadas a participar das ações de promoção comercial da Apex-Brasil.

O diretor de Educação Corporativa do Grupo Tiradentes e coordenador do programa PEIEX na Unit, professor Marcos Wandir, afirma que o PEIX representa uma grata surpresa das ações empreendidas por sua área na busca por ações de internacionalização que possam contar com o empresariado sergipano.

“Nos deparamos através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com o programa da Apex-Brasil. A partir daí submetemos um projeto que foi aprovado”, lembra o professor Wandir, para quem a iniciativa significa uma grande aproximação com o mercado e com a formação das empresas sergipanas que estarão aptas a exportar os seus produtos.  “Significa também espaço de estágio, extensão e pesquisa, uma vez que seremos o núcleo operacional do PEIEX no estado de Sergipe. A ideia é ampliar as parcerias e todo o potencial da universidade em todas as suas áreas para ajudar as empresas sergipanas a exportarem os seus produtos”, complementa o docente.

Compartilhe: