ESTUDE NA UNIT
MENU

CAISM disponibiliza consultas e exames para comunidade acadêmica e colaboradoras da Unit 

Para agendar uma consulta, as interessadas podem comparecer ao laboratório ou ligar para a coordenação do curso de Enfermagem

às 19h00
Compartilhe:

No combate ao câncer de colo do útero e de mama, que fazem parte do rol de morbimortalidade da população feminina no Brasil e no mundo, a detecção precoce é fundamental. Pensando nisso, a Universidade Tiradentes (Unit), por meio do programa de extensão realizado pelo curso de Enfermagem, disponibiliza o Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), localizado no campus Farolândia, para oferecer exames preventivos de forma gratuita à comunidade acadêmica e colaboradoras da instituição.

O CAISM/Unit funciona no laboratório 24 do bloco E, de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, com exceção do período de férias universitárias. O atendimento é realizado por alunos de Enfermagem da disciplina Saúde Sexual e Reprodutiva, sob a supervisão de docentes e monitoras. 

“A importância desse serviço para os alunos e para a comunidade vai além do desenvolvimento técnico, pois também promove o desenvolvimento humano. Os alunos aprendem a ter empatia com as pacientes, pois aqui oferecemos um atendimento extremamente humanizado. Eles não apenas aprendem a realizar os exames clínicos, como também a compreender e respeitar a mulher como ser humano. Isso contribui significativamente para a formação deles”, destaca a professora de Enfermagem da Unit, Lorenna Lopes.

A aluna do 5º período de Enfermagem da Unit, Letícia Lapa destaca que o CAISM desempenha um papel fundamental e possui grande importância por conta da experiência prática. “Considero muito importante o papel do CAISM, pois é onde temos acesso às mulheres, possibilitando sair da teoria e aprender na prática. A realidade pode ser um pouco diferente do que aprendemos em sala de aula, e sem o CAISM, talvez não teríamos a oportunidade de realizar os exames”, elenca Letícia.

Os serviços ofertados incluem:

  • Exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau)
  • Exame clínico das mamas
  • Testes rápidos
  • Testes de gravidez

Local: Laboratório 24, bloco E, campus Farolândia da Unit

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h

Agendamento:

  • Comparecer ao laboratório do CAISM
  • Formulário com QR Code na porta do laboratório
  • Contato direto com a coordenação da enfermagem por meio do número 3218-2136

Leia também: Inscrições para a 25ª Jornada de Odontologia da Unit permanecem abertas

Compartilhe: