ESTUDE NA UNIT
MENU

Campus Unit Estância: há 20 anos transformando a região

O campus da Unit em Estância acaba de completar 20 anos desde a sua inauguração em sede própria, impactando todo o entorno e região.

às 21h50
Compartilhe:

Há 20 anos, a Universidade Tiradentes inaugurou o Campus Estância. A população de uma das cidades mais importantes do interior de Sergipe logo abraçou a oportunidade de acesso à educação de qualidade que surgia. Sua primeira instalação foi no Colégio Sagrado Coração de Jesus, seguida da construção da sede própria, que na noite de ontem, 10, celebrou seu aniversário com uma Missa em Ação de Graças realizada pelo Padre Humberto. 

Para a diretora do campus Unit Estância, professora Adriana Rocha, o momento foi de gratidão. “Quero agradecer a todos, em nome dos professores Jouberto e Amélia Uchôa, por termos a oportunidade de viver esse momento tão festivo que é o de hoje. Alcançarmos duas décadas de realizações em Estância é um marco para todos que fazem parte da Unit e todos os alunos e egressos do campus. Nosso muito obrigado a todos, que venham mais 20 anos”, falou.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, fez questão de celebrar o marco histórico. “Quero dizer aos senhores que, desde que começamos aqui há 20 anos, nós tivemos um tremendo apoio das autoridades da época, como doutor José Nelson e outras pessoas que incentivaram os nossos alunos, que foram conhecendo e reconhecendo o valor da Unit aqui em Estância. Temos muito orgulho desta trajetória, dos profissionais aqui formados e como a Universidade contribui para o engrandecimento da região”, concluiu.

Na ocasião, colaboradores, alunos e autoridades locais se reuniram no minishopping do campus para celebrar este momento histórico. Dentre eles, estava o vereador da cidade de Estância, Mizael Dantas Soares, egresso da instituição que relembrou sua trajetória na Unit. “Eu sou da primeira turma do curso de Direito da Unit Estância, do ano 2000. Começamos no Colégio Sagrado Coração de Jesus, depois passamos para as instalações do SESI e no ano de 2003, viemos para este campus”, lembrou.

Após 20 anos, o vereador avalia os impactos da Unit na região. “Estância hoje é uma referência como cidade universitária, por força da presença da Unit aqui, porque iniciou com Pedagogia, depois Direito, Serviço Social, Enfermagem e agora com curso de Medicina que deu um upgrade também no quesito imobiliário”, apontou Mizael Soares.

Kariny Santos, consultora comercial o campus Unit Estância, é colaboradora há quase 10 anos e acompanha grande parte dessa exitosa história “Eu tenho nove anos de casa, comecei trabalhando na biblioteca, no DAAF e depois passei a ser consultora. Aqui também me formei em Administração, depois que já estava trabalhando aqui, que vim entender melhor o que era a Unit e o ensino superior, um dos pré-requisitos para eu mudar de função. Para nossa cidade, a Unit é mto importante, o campus vem crescendo, tanto em estrutura física, como em ações para a sociedade e na formação de qualidade dos alunos”, pontuou.

Campus Unit Estância

Em 2020, a Unit consolidou o curso de Medicina na região centro sul de Sergipe com a inédita iniciativa de um edital que contemplou cinco estudantes de escolas públicas do município, com bolsas integrais de estudo. Atualmente, os alunos do curso já usufruem de excelentes instalações no prédio atual do campus Unit Estância. A implantação do curso de Medicina no campus Unit Estância tem compromissos compartilhados com a prefeitura da cidade. “O sucesso desse projeto conjunto também se dá ao apoio do prefeito Gilson Andrade que também não mediu esforços”, conclui o vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.

Já o curso que iniciou-se com a inauguração do campus, em 2003/1, foi o de Letras – Português e os cursos de História e Gestão Pública vieram logo em seguida, em 2003/2. Anos antes, os cursos de Pedagogia e Direito deram início às atividades da Unit na cidade de Estância quando ainda era sediada na estrutura do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

 

Leia mais: Campus Unit Itabaiana completa 20 anos de fundação

Compartilhe: