ESTUDE NA UNIT
MENU

Campus Unit Itabaiana completa 20 anos de fundação

Os primeiros cursos no campus Itabaiana foram Letras Português, Serviço Social e Direito. Já são 20 anos de atuação no município.

às 16h43
Acervo/Unit
Acervo/Unit
A colaboradora Maria Aparecida Menezes Andrade.
O professor Raimundo Giovani
Acervo/Unit
Acervo/Unit
Compartilhe:

Há 20 anos, a Universidade Tiradentes inaugurou o campus Itabaiana. A população da quarta maior cidade de Sergipe, logo recebeu de braços abertos a oportunidade de acesso à educação de qualidade que surgia. A primeira instalação da universidade foi no Colégio Dom Bosco, seguida da construção de uma sede própria. Os primeiros cursos no novo campus foram Letras Português, Serviço Social e Direito, e depois de 10 anos, Enfermagem. Quase 3 mil pessoas já foram formadas pela Unit em Itabaiana, com o compromisso de colaboradores participativos e empenhados.

Uma das colaboradoras com maior tempo de casa, Maria Aparecida Menezes Andrade chegou ao campus no dia 14 de setembro de 2004. Ao longo dos anos, ela acompanhou o crescimento da instituição no município e recorda com carinho de momentos inesquecíveis. “A chegada da Unit em Itabaiana foi um divisor de águas referente à educação da cidade, pois foi a primeira universidade na cidade. Abriu a possibilidade do aluno não precisar mais sair de Itabaiana para fazer um curso superior”, afirma.

“Conheci meu marido onde começou a trabalhar logo após eu começar na Unit, hoje estamos juntos há 17 anos, entre namoro e casamento. Conheci pessoas fantásticas, como alunos e colaboradores que são meus amigos, recebi duas homenagens, uma da segunda turma de Letras Português, foi uma grande alegria, e a outra da Universidade Tiradentes pelos meus 15 anos como colaboradora”, conta Maria Aparecida.

O professor Raimundo Giovani também é veterano no campus Itabaiana. Atualmente, coordenador do curso de Direito, ele lembra a sua trajetória profissional na Unit, que iniciou ainda na graduação. “Com muita satisfação sou egresso da Universidade Tiradentes. Colei grau em 1998. Em setembro de 2000, ingressei nos quadros da Unit como professor do NPJ [Núcleo de Práticas Jurídicas]. Com as oportunidades da instituição fui evoluindo e em 2013 assumi a coordenação de Direito do campus Itabaiana. Desde essa data até os dias atuais, tenho a honra de colecionar grandes momentos na cidade serrana e fiz muitos amigos”, diz.

Uma das coisas que mais marcam a minha memória é a da participação dos alunos nas atividades do curso. O nível de envolvimento e compromisso é típico dessa cidade pujante e empreendedora. A forma como os estudantes se envolvem é surpreendente. Basta reviver os momentos em que os formandos se empenham a cada semestre para entregar um congresso sobre atualidades jurídicas de alto nível; a cada ano nas Manhãs da Família, evento consagrado na sociedade itabaianense; os círculos de debates, júris simulados e audiências. Sempre que um docente levanta uma ideia para desenvolver no campus, os estudantes a abraçam e a realizam com inspiração e compromisso”, enaltece o professor.

Para a gestora do campus Itabaiana, Soraya Gois, o papel da universidade é fundamental no município. “No decorrer dessas duas décadas formamos homens e mulheres de sapiência relevante que  conquistaram cargos de referência em todos os setores. A implementação da Unit nesta cidade, fomentou um  espaço de agregação de inúmeros saberes heterogêneos. Foi base sólida e edificante para a formação dos jovens acadêmicos, possibilitando não só o acesso à carreira profissional mas também estendendo os limites do conhecimento, intensificando a criatividade, realizando sonhos e ampliando horizontes”, conclui.

 

Leia também: Nossa Terra: conheça a rota turística Caminhos da Serra de Itabaiana

Compartilhe: