ESTUDE NA UNIT
MENU

Câncer relacionado ao trabalho pauta seminário de Enfermagem

Evento reúne mais de 150 profissionais e acontece através de parceria entre Unit e Secretarias de Saúde do Estado e do Município

às 14h50
Compartilhe:
Seminário reúne dezenas de profissionais e estudantes da área

Seminário reúne dezenas de profissionais e estudantes da área

Mais de 150 profissionais da área da Saúde participam nesta quinta-feira, 7 de novembro, do Seminário sobre ‘Grupo de câncer relacionado ao trabalho: construindo uma nova integralidade’. O evento acontece no auditório do Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes e é uma parceria entre a coordenação do curso de Enfermagem da Unit e as Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

Dentre as discussões, estudantes e profissionais debatem acerca do tema ‘Um olhar sobre a rede de assistência a pessoas com câncer em Sergipe’, ‘Panorama da política de atenção à pessoa com doença crônica/câncer’ e outras temáticas no âmbito da atenção à saúde do trabalhador frente ao câncer. Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo e Linha Cuidado e Atenção à Pessoa com Câncer, Dr.ª Lívia Angélica da Silva, a importância do evento está em estreitar parcerias e aproximar o mercado de trabalho às atividades acadêmicas.

“Estamos estreitando esta parceria pensando nas esferas de cuidado a níveis federal, municipal e estadual e pensamos nessa linha do paciente no olhar da prevenção e promoção da saúde. A porta de entrada desse paciente é a atenção primária, é a proposta de cuidar dele nas suas necessidades. No cenário sergipano, assim como no Brasil e no mundo, continuamos tendo nas mulheres cânceres de mama e colo de útero; câncer de próstata nos homens; e câncer de pele de uma forma em geral. Já existem ações voltadas para prevenção, detecção precoce e a proposta maior da qualidade da população pensando na prevenção e promoção da saúde. E é importante termos parceiros na área acadêmica entendendo sua linha de atenção e seu mercado de trabalho”, salienta Lívia Angélica.

O evento científico segue até às 16h30 no auditório do bloco D, com apresentação de palestras com a gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest – Anísio Dário, Telma Mendes Costa;  das assistentes sociais da Rede Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana Menezes Marques e Marta Virgínia Ávila; e da Dr.ª Adriane Dórea Marques.

Foto: Marcelo Freitas

Compartilhe: