ESTUDE NA UNIT
MENU

CapacitaSUAS certifica 740 profissionais em Sergipe

Universidade Tiradentes se soma aos Governos Federal e de Sergipe na execução dos cursos para profissionais do Sistema Único de Assistência Social

às 21h58
Compartilhe:
Representantes da Unit na mesa do evento

Representantes da Unit na mesa do evento

Sergipe é o primeiro estado brasileiro a diplomar profissionais pelo Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS). Na manhã dessa terça-feira, 5 de outubro, 740 gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social receberam certificado de conclusão de curso, durante solenidade realizada no Teatro Atheneu, em Aracaju.

O CapacitaSUAS é uma estratégia do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executada em Sergipe pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Tem como objetivo aprimorar a gestão e qualificar os serviços e benefícios socioassistenciais.

Três cursos foram ministrados em Sergipe, desde o início de agosto: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e à

Ester Vilas-Bôas entrega certificado

Ester Vilas-Bôas entrega certificado

implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM); Introdução ao Provimento dos Serviços; e Gestão Financeira e Orçamentária. Os 740 trabalhadores dos serviços socioassistenciais e da gestão política de assistência social dos 75 municípios sergipanos foram divididos em 19 turmas.

A Universidade Tiradentes foi a instituição de ensino aprovada pelo Governo Federal para executar o CapacitaSUAS em Sergipe, em parceria com a Seides. “Enquanto executora, a Unit viabilizou a infraestrutura de salas de aula no Campus Aracaju Farolândia, disponibilizou 70% do corpo docente e trabalhou no monitoramento dos cursos”, explica a coordenadora pedagógica do CapacitaSUAS na Unit, professora Maria Ione Vasconcelos de Menezes.

Para a diretora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, professora Ester Fraga Vilas-Bôas, a instituição de ensino superior foi escolhida pelo trabalho que vem desenvolvendo ao

Professoras Maria Ione e Ester

Professoras Maria Ione e Ester

longo dos últimos 51 anos. “Temos oferecido educação de qualidade a todos os que entram em nossos ambientes, sejam físicos ou virtuais. A parceria entre a Unit, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social deu tão certo, que já estamos sendo consultados para executar cursos no Distrito Federal, Maranhão e Paraná”, ressalta a gestora.

CapacitaSUAS

Esta é apenas a primeira etapa do CapacitaSUAS no Estado. Em 2014, os Governos Federal e de Sergipe devem ofertar até oito cursos, para um público de aproximadamente 800 profissionais. “O investimento permanente na educação é uma questão prioritária. A grande perspectiva é de que o programa contribua efetivamente para a mudança das práticas profissionais e para a melhoria no atendimento ao usuário da política da assistência social”, afirma

Solenidade lota Teatro Atheneu

Solenidade lota Teatro Atheneu

Neuza Malheiros, coordenadora estadual do CapacitaSUAS.

A assistente social da cidade de Nossa Senhora de Lourdes, Rosilane Oliveira dos Santos, de 30 anos, analisa de forma positiva a capacitação. “É um momento de aprendizado, em que a gente troca experiências com colegas de outros municípios e isso só tende a enriquecer o nosso trabalho. O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome se faz presente em todos os momentos do curso, orientando sobre novas resoluções, mostrando como executar os instrumentos que vêm surgindo a cada dia na política de assistência”, avalia.

Compartilhe: