ESTUDE NA UNIT
MENU

CapacitaSUAS promove aula inaugural na Unit


às 18h47
Compartilhe:
Público lota as dependências do Auditório Padre Arnóbio

Público lota as dependências do Auditório Padre Arnóbio

Foi dada a largada! Numa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e realização conjunta do governo do Estado, através da Secretaria de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social e da Unit, começa em Sergipe o CapacitaSUAS.

Dos trinta milhões disponibilizados para a aplicação nesta primeira fase do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS), quinhentos e trinta e dois mil terão aplicação garantida em Sergipe, Estado que dá o pontapé inicial no aprimoramento da gestão e na qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

A aula inaugural realizada na manhã dessa segunda-feira, 12, reuniu centenas de profissionais e estudantes do Serviço Social no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), além de representantes do MDS, Seides e da própria IES.

Até o início do mês de novembro serão ofertados três cursos. O primeiro deles, de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e à implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria, iniciado hoje, prossegue até o dia 13 setembro e atende aos interesses de 383 profissionais de nível superior que atuam na provisão dos serviços e benefícios socioasssistenciais no âmbito dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS); Centros Pops e Serviços de Acolhimento Institucional, além de estudantes do curso de Serviço Social da Unit que exercem o papel de monitores.

Ane Grace Melo dos Santos é aluna do 5º período de Serviço Social. Ela acredita que a capacitação permitirá um envolvimento seu com os técnicos e profissionais da área, contribuindo sobremaneira para o aprendizado do curso que abraçou.

Paulo Jannuzzi, Secretário de Avaliação e Gestão da Informação, falando sobre a importância da capacitação

Paulo Jannuzzi, Secretário de Avaliação e Gestão da Informação, falando sobre a importância da capacitação

Na opinião de Maria Luci Silva, secretária adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, a realização do CapacitaSUAS possibilitará aos profissionais da Assistência Social acessar, gratuitamente, mecanismos para que atualizem seus conhecimentos e absorvam as novas diretrizes das políticas públicas na área de Assistência Social. Ela acredita ser fundamental que os profissionais sergipanos estejam cada vez mais atentos ao Sistema Único da Assistência Social e comprometidos com o atendimento qualificado à população.

A maioria dos cursos será ministrada por professores da Unit. Ao falar sobre o que representa a parceria entre as instituições para o desenvolvimento do Programa Nacional de Capacitação a diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, destacou a capacidade dos docentes através dos quais será possível articular teoria e prática profissional, resultando em projetos de intervenção e produção de conhecimentos para o SUAS.

“Nosso objetivo é promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social que, pautada pela gestão do trabalho e nos princípios da educação permanente, exige um novo perfil de trabalhadores éticos e comprometidos com o exercício profissional nos espaços que atuam”, afira a professora Ester.

“Toda política pública tem de ter seus instrumentos de governança que permitam caminhar visando sempre o compromisso de bem estar social. Contudo, sem a competência técnica que se dá através da qualidade dos serviços e pela contratação de servidores públicos à altura dos desafios, os resultados estão

Professora Ester destaca a participação da Unit no CapacitaSUAS

Professora Ester destaca a participação da Unit no CapacitaSUAS

fadados ao insucesso”, lembra Paulo Jannuzzi, Secretário de Avaliação e Gestão da Informação ao falar da importância dos cursos destinados aos profissionais que atuam na área da Assistência Social.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: