ESTUDE NA UNIT
MENU

Capela da Unit celebração dos 25 anos de Trezena a Santo Antônio 

Com o tema: “Santo Antônio: Coração abrasado e servidor”, fiéis se reúnem para celebrar o legado do padroeiro dos pobres e dos perdidos

às 14h48
Capela da Unit
Capela da Unit
Compartilhe:

No segundo dia da Trezena a Santo Antônio realizada na Capela da Universidade Tiradentes (Unit), fiéis se reúnem para celebrar a vida de Cristo e Santo Antônio, o padroeiro da instituição. Neste ano, o tema da Trezena fala sobre: “Santo Antônio: Coração abrasado e servidor”, uma forma de homenagear o padroeiro dos pobres e dos perdidos.

Celebrada pelo diácono, Roberval Pereira de Oliveira, a missa trouxe uma palavra para relembrar a importância de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo. “Hoje fizemos uma retrospectiva desde o momento da ressurreição de Cristo, até o Corpus Christi que a igreja irá vivenciar. É importante que os nossos irmãos estejam reunidos para celebrar essa data tão simbólica para nós porque o próprio Cristo nos faz o convite de vivenciar aquilo que foi instituído por Ele que é o sacramento da eucaristia.  E a vivência nesse mistérios através da palavra e da comunhão do corpo e do sangue de Custo é o que nos dá a fortaleza para viver nesse mundo e continuar a nossa caminhada rumo a Jerusalém celeste”, afirma 

Quem é presença confirmada na Trezena de Santo Antônio é a dona Eluza Pinheiro. Há 25 anos ela participa ativamente de atos religiosos. “Começamos eu, dona Sinha e dona Ana que já foi ao encontro do Senhor. Nós ensinamos o que aprendemos com nossas mães e avós. Eu não perco um ano. É muito bom estar aqui, alegrar a Deus e Santo Antônio”, declara.

Desde 2017, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (PPGD/Unit), Adson Muller, participa ativamente da coordenação do grupo musical da Capela da Unit. Para ele, estar envolvido nos atos religiosos é uma recompensa gratificante.

“A Capela transcende um simples ato religioso. Muitas vezes as pessoas que nem são católicas participam esporadicamente das missas e saem daqui agradecidos. Isso acontece porque, por mais que sejam missas, os párocos e os freis sabem como tocar no coração dos visitantes falando palavras de conforto e orientação. Eles saem daquela estrutura rígida das missas tradicionais e falam de maneira mais acessível para que os jovens sejam tocados. Isso é muito lindo”, ressalta.

Além das festividades religiosas, a Trezena salienta a importância de ajudar os mais necessitados. “Por isso, como um gesto de amor aos nossos irmãos mais necessitados, durante toda a Trezena, arrecadaremos alimentos não perecíveis, para que no último dia possamos montar cestas e doá-las às famílias que estão passando por dificuldades, na região da Farolândia e adjacências”, diz a coordenadora da Capela da Unit, Rosângela Aragão.

Programação Trezena a Santo Antônio

Tema: Santo Antônio: Um coração abrasado e servidor.
Lema: “Porventura não ardia o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” Lc 24, 33

1º dia: 01/06 – 16:30h – Santo Antônio e a Eternidade
MILAGRE: O prato envenenado
Convidados: Centro de Saúde e Educação, Núcleo de Vendas, Comissão Própria de Avaliação, Editora da UNIT, Gestão Financeira, Bloco G, Lab. Central de Biomedicina, Relações Internacionais.

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz e biscoito

2º Dia: 02/06 – 16:30h – Santo Antônio e a Missão.
MILAGRE: Controle sobre o tempo
Convidados: Núcleo de RH, Coordenações de curso, Central de Concursos, Gestão de Retenção, Auditoria interna, CCS, Tecnologia da Informação, PAIMI.

Arrecadação de alimentos não perecíveis: feijão e molho pronto

3º Dia: 03/06 – 16:30h – Santo Antônio e a Cruz
MILAGRE: Menino salvo pela fé
Convidados: Comunidade Geral

Arrecadação de alimentos não perecíveis: farinha e sardinha

4º Dia: 04/06 – 16:30h – Santo Antônio e a Eucaristia
MILAGRE: Salvou um homem da morte por esmagamento
Convidados: Comunidade Geral

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, óleo, sardinha, sal,biscoito, molho pronto, farinha e café.

5º Dia: 05/06 – 16h30 – Santo Antônio e Maria
MILAGRE: A cura de um menino paralítico
Convidados: Vice-Presidência Administrativa Financeira, Núcleo DIM, Biblioteca, BlocoA, FIEF, Unit Carreiras, Comissão Disciplinar, Lab. CTEA, CEAP.

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sardinha, sal, biscoito, molho pronto, farinha e café

6º Dia: 06/06 – 16:30h – Santo Antônio e o Espírito Santo
MILAGRE: Sermão aos peixes
Convidados: Vice-Presidência de Relações Institucionais, DAAF, Call Center, Gestão de Contabilidade, Gestão de Vendas, Lab. Saúde, DFI, Campus Propriá, Bloco B, Pró-reitoria de Graduação.

Arrecadação de alimentos não perecíveis: café e açúcar

7º Dia: 07/06 – 16:30h – Santo Antônio e Jesus Cristo
MILAGRE: O Menino Jesus aparece para o Santo.
Convidados: Presidência, Vice-Presidência Jurídica, Faculdade São Luís de França, EAD, Gestão de Saúde, Setor médico, Bloco C, Gerência de Relacionamento

Arrecadação de alimentos não perecíveis: macarrão e óleo

8º Dia: 08/06 – 16:30h – Santo Antônio, modelo de amor
MILAGRE: Recupera os cabelos arrancados de uma mulher
Convidados: Núcleo MKT, Bloco D, Segurança do Trabalho, Clínica Odontológica, Gestão de Suprimentos, Gestão de Obras, Gerência de Operações, Gerência de MKT, Pró-reitoria. Marketing, vendas e relacionamento.

Arrecadação de alimentos não perecíveis: feijão e sal

9º Dia: 09/06 – 16:30h – Santo Antônio, modelo de esperança
MILAGRE: Santo Antônio ressuscita um morto
Convidados: Reitoria, PPgPE, Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu, Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu, Coordenação de Pesquisa, Coordenação de Extensão, Unit Idiomas

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz e biscoito

11º Dia: 11/06 – 16:30h – Santo Antônio, mestre da verdade
MILAGRE: Santo Antônio cura um louco
Convidados: Comunidade em geral

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sardinha, sal, biscoito, molho pronto, farinha e café

12º dia: 12/06 – 16:30h – Santo Antônio, mestre da oração
MILAGRE: O Santo Casamenteiro
Convidados: Vice-Presidência Acadêmica, Vice-Presidência de Estratégia e Inovação, Tiradentes Innovation Center, ITP, Campus Itabaiana, DRH, PROADF, Campus Estância.

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sardinha, sal, biscoito, molho pronto, farinha e café.

13º Dia: 13/06 – 16h – Santo Antônio, Santo irmão dos pobres
Milagre: Reconstitui um pé decepado
Convidados: Todos os convidados do Grupo Tiradentes e Comunidade em Geral

Arrecadação de alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sardinha, sal, biscoito, molho pronto, farinha e café.

Leia mais: Capela da Unit: Trezena a Santo Antônio completa 25 anos

Compartilhe: