ESTUDE NA UNIT
MENU
Menu Principal

Celebração do Centenário do Hospital de Cirurgia homenageia a Unit

Na programação, o Hospital de Cirurgia celebrou a formatura de residentes médicos e multiprofissionais e dentre as instituições parceiras, a Unit foi homenageada.

às 15h21
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Fotos: Asscom Hospital de Cirurgia
Compartilhe:

O Hospital de Cirurgia celebra seu Centenário com um evento especial dedicado à Residência Médica e Multiprofissional, reforçando seu compromisso histórico com a formação em saúde e a excelência no cuidado. O evento comemorativo aconteceu neste dia 27, no campus Farolândia, com uma programação que contou com homenagem à Universidade Tiradentes (Unit).

Integrando as comemorações do centenário instituição hospitalar, o evento “Formação que faz história” reuniu ex-residentes, residentes, preceptores, estudantes e parceiros em uma tarde marcada pela formatura dos residentes médicos e multiprofissionais da turma 2026, homenagens e a reafirmação do compromisso da instituição filantrópica com a formação de profissionais da saúde em Sergipe. 

A Unit foi uma das instituições que recebeu reconhecimento pela parceria com o Hospital Cirurgia, especialmente na implantação do primeiro Programa Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto de Sergipe, iniciativa que já contribuiu para a qualificação de dezenas de profissionais. “É uma grande alegria vivenciar esse momento tão importante e emblemático para Sergipe: os 100 anos do Hospital de Cirurgia. Saber que a Unit contribui, de alguma forma, com esse marco, é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos parte da Universidade Tiradentes”, comentou o reitor, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.

A iniciativa também evidenciou a força da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto, desenvolvida em parceria com a Unit. O coordenador do programa, Dr. Ismário Silva, ressaltou a importância da formação voltada aos pacientes críticos. “Estamos hoje celebrando a formação da 12ª turma da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva. Ao todo, já formamos até hoje 86 profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. No início, também tínhamos Serviço Social. A Residência Multiprofissional tem o objetivo de capacitar profissionais a atuarem em um dos setores mais críticos do hospital, pacientes graves ou potencialmente graves, nas UTIs, que exigem profissionais altamente capacitados e especializados”, afirmou.

Durante o evento, foi apresentada a estrutura atual dos Programas de Residência do Cirurgia, evidenciando a sua amplitude no desenvolvimento de especialistas em Sergipe. A solenidade foi aberta pelo diretor técnico do Cirurgia e preceptor do programa de Neurocirurgia, Dr. Rilton Morais. Em seguida, uma palestra magna do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Alex Vianey, que discorreu sobre a trajetória do ensino na instituição. O HC foi o primeiro hospital-escola de Sergipe e responsável pela implantação da primeira Residência Médica do estado. 

Homenagens

A solenidade teve um momento de homenagens a profissionais que atuam e atuaram nas residências do Cirurgia, a instituições que ajudaram a consolidar o HC como referência em formação e a residentes e ex-residentes que marcaram os seus nomes na história do hospital. Ao todo, 30 personalidades foram agraciadas.

Formatura dos residentes

O ponto alto do evento foi a formatura dos residentes da turma 2026  (28 médicos e cinco multiprofissionais). O Cirurgia já formou mais de 200 médicos e 80 multiprofissionais, números que evidenciam a grandeza acadêmica do HC. Somente em 2025, os residentes do hospital participaram de 10.847 procedimentos cirúrgicos, vivenciando de forma realística a média e alta complexidade.

Entre os novos especialistas, a emoção tomou conta. A neurocirurgiã Dra. Amanda Barbosa foi uma destas profissionais. “Sou a primeira sergipana formada pelo Serviço de Neurocirurgia e, para mim, está sendo uma alegria muito grande. Foram cinco anos muito gratificantes, com uma produção cirúrgica muito grande, uma produção científica muito importante, com preceptores extremamente renomados e membros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia”, relatou. 

A enfermeira Wanessa Alves, formanda da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto, também traduziu o sentimento coletivo. “Foram 2 anos de Residência para nossa tão sonhada formatura. Estamos aqui felizes, libertos, mas completamente competentes para arcar com a nossa profissão, depois de tanta luta e esforço. Agradeço a todo o hospital e a todas as pessoas envolvidas. Foram anos muito felizes para nós”, declarou.


Com informações da Asscom do Hospital de Cirurgia

Fotos: Asscom do Hospital de Cirurgia

Leia mais: Hubs universitários ampliam o papel da ciência no desenvolvimento de startups

Compartilhe: