O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Universidade de Deusto (UD), Espanha, e a Universidade Autónoma de San Luis Potosí (UASLP) do México, anuncia a chamada pública para submissão de artigos para a coletânea “Povos e Comunidades Tradicionais na América Latina: Estudo de Caso, Análise e Desafios Atuais”.
A iniciativa que conta com o apoio da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC) de Sergipe, tem a coordenação dos professores doutores Fran Espinoza, do PPGD da Unit, Felipe Gómez Isa (UD), Alejandro Rosillo Martínez (UASLP) e Josefa Livia Santos Silvia, do Governo de Sergipe.
Trata-se, portanto, de uma coletânea que busca reunir reflexões e análises sobre a situação atual dos povos e comunidades tradicionais na América Latina.
Os interessados em contribuir podem enviar propostas de capítulos que se enquadrem em um dos seguintes eixos temáticos:
- 30 anos da emergência indígena na América Latina: avanços e desafios para os direitos humanos dos povos originários.
- Demarcação de terras e territórios e autonomia indígena: balanços e os conflitos atuais.
- Desafios atuais: migrações forçadas, mudanças climáticas, insegurança alimentar e crime organizado nas comunidades tradicionais.
As propostas devem ser enviadas em formato Word (.doc ou .docx) para o endereço de e-mail especificado em edital até 27 de agosto de 2024. Cada proposta deve incluir uma breve síntese do capítulo de até 10 linhas para a produção do prefácio da obra, bem como uma breve síntese do currículo de cada autor, também de até 10 linhas, contendo nome completo, filiação institucional, link do ORCID e e-mail.
A coletânea ficará disponível para download gratuito na página da Edise e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Unit, e eventualmente em outras plataformas, conforme decisão dos organizadores.
Para mais instruções detalhadas sobre a submissão, consulte o edital.
Leia mais: Maquete virtual reconstitui o primeiro prédio do Colégio Tiradentes