ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciclo de palestras aborda Legislação Desportiva

Evento aconteceu no auditório do Bloco G, Campus Aracaju Farolândia, com participação de estudantes, professores, profissionais da Educação Física e atletas profissionais

às 11h50
Professores Fabiana e Delson: idealizadores do evento
Professores Fabiana e Delson: idealizadores do evento
Djalmir apresenta sua experiência enquanto atleta profissional
Palestra do professor Silvio Holanda
Compartilhe:

Estudantes, professores, profissionais da educação física e atletas participaram na manhã desse sábado, 13, de um ciclo de palestras sobre Legislação Desportiva. O evento aconteceu no auditório do Bloco G, Campus Aracaju Farolândia, idealizado e coordenado pelos docentes Delson Figueiredo e Fabiana Silva, titulares da disciplina Legislação Desportiva.

“Tirar o aluno do ambiente da sala de aula e trazê-lo para essas discussões permite ampliar o contexto e a visão”, comenta o professor Delson. “Esta é uma temática que está muito em voga na nossa profissão, mas poucas pessoas conhecem, tanto da sociedade, quanto atletas ou profissionais de educação física atuantes”, argumenta Fabiana.

O ciclo de palestras contou com a participação coordenador do curso da Unit, professor Silvio Holanda, que falou sobre os aspectos legais da atividade de coaching. O docente Estélio Dantas e do presidente do Conselho Regional de Educação Física em Sergipe, Gilson Dória, abordaram a atuação dos conselhos tanto em nível federal quanto estadual. O advogado Anderson Freitas palestrou sobre Direito Desportivo e o professor Madson Bezerra tratou das leis mais voltadas para o futebol.

Acadêmico do bacharelado em Educação Física da Unit, o ex-jogador de futebol Djalmir de Andrade, centroavante com passagens por clubes do Paraná, Portugal e China, também ministrou palestra. Djalmir falou sobre a sua experiência enquanto atleta profissional e os trâmites empresariais em relação às leis do esporte, sempre ilustrando com fatos que envolveram suas transferências entre clubes.

“O principal conselho para os que estão iniciando agora como atletas profissionais é que escolham as pessoas certas para empresariá-los. Eu sei que é difícil confiar em quem você não conhece, mas a verdade é que o atleta fica um pouco preso, pois precisa de quem que tenha uma certa influência nos clubes. E aí há o risco de encontrar alguém que esteja apenas interessado no que ele vai ganhar, ignorando questões psicológicas e jurídicas”, alerta Djalmir.

Compartilhe: