ESTUDE NA UNIT
MENU

Cientistas homenageados

Fapitec concede a três professores da Universidade Tiradentes o prêmio João Ribeiro

às 21h55
Intelectuais, jornalistas, pesquisadores e convidados participaram na noite dessa quinta-feira, 20, no auditório do Museu da Gente Sergipana, da entrega do prêmio João Ribeiro.
Daniela Droppa  recebe seu troféu das mãos do doutor Diego Menezes
Daniela Droppa recebe seu troféu das mãos do doutor Diego Menezes
Camila Vorkapic envolvida com publicação de artigos científicos
O doutor em Engenharia de Processos, Igor Adriano de Oliveira Reis
O diretor presidente do ITP, doutor Diego Menezes
Compartilhe:

Os 18 premiados, distribuídos nas categorias Científica, Comunicação Social e Visual, e Inovação Tecnológica, receberam da Fapitec o reconhecimento público pelo trabalho específico que desenvolvem em prol da sociedade e do conhecimento científico.

Entre os premiados, três renomados cientistas cujos trabalhos de pesquisa têm como instrumento de execução os laboratórios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa existente dentro do Campus Farolândia.

“É um momento de celebração. Estamos aqui comemorando o reconhecimento de pesquisas realizadas dentro do nosso estado num contexto de relevância social e de forma especial no atendimento às demandas tecnológicas e inovadoras que trarão benefícios para a sociedade”, opina o diretor presidente do ITP, professor Diego Menezes. Ele lembra que a Unit esteve sempre presente desde a criação do prêmio, motivo de orgulho para todos, uma vez que possui docentes e discentes reconhecidos pelos trabalhos que exercem na formação de pessoas e na geração de conhecimento.

Bióloga com mestrado em Biotecnologia Industrial e doutoranda na mesma área científica, a professora da Unit Daniela Droppa recebe o prêmio João Ribeiro pelo desenvolvimento de uma vacina contra a linfadenite caseosa, popularmente conhecida com o mal do caroço que acomete ovinos e caprinos, entre outros animais. “O prêmio é muito importante porque simboliza o reconhecimento pelo esforço empreendido em prol da carreira acadêmica”, diz a homenageada. “Tenho um carinho muito grande por Daniela por pertencer à primeira turma do mestrado de Tecnologia Industrial e por ter sido minha primeira orientanda”, diz a professora doutora Isabel Bezerra Lima Verde.

Coube à pesquisadora e professora do Departamento de Psicologia da Unit Camila Vorkapic o prêmio João Ribeiro na categoria Coluna Científica Profissional. Habituada a divulgar artigos científicos desde quando residia no Rio de Janeiro, a docente, que publica todas as quintas-feiras um trabalho em sua coluna no Cinform, considera o prêmio um importante estímulo para a continuidade do seu trabalho desenvolvido desde 2008.

Igor Adriano de Oliveira Reis é o primeiro docente a concluir o doutorado em Engenharia de Processos pela Unit. Aprovado em concurso para lecionar no Instituto Federal de Sergipe – IFES, ele que também lecionou na universidade é merecedor do prêmio João Ribeiro na categoria. “O reconhecimento revigora o pesquisador, e considero muito importante tanto para a questão acadêmica como para a sociedade”, diz o homenageado reconhecendo no Laboratório de Pesquisa de Alimentos do ITP o apoio integral ao desenvolvimento das suas pesquisas.

Para Rosane Barros Santos da Silva, coordenadora de divulgação científica e tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec, a concessão do prêmio, que nesta 8ª versão tem como patrono o sergipano de Laranjeiras João Ribeiro, representa uma forma de reconhecer o potencial de todos aqueles que despontam com suas pesquisas científicas dentro do estado de Sergipe.

 

Compartilhe: